Pular para o conteúdo principal

A volta da fome expressada numa capa de revista

 


A capa da Piauí é o retrato de ponto grande de um Brasil miserável, de uma população pobre que tem fome e vê suas perspectivas de vida irem para o ralo. O osso, pelo qual famintos se espremem em filas humilhantes, surge também como metáfora, para denunciar a destruição da ciência, da cultura e da cidadania, por um governo predador, que ao contrário do que muitos pensam, tem um projeto. E que projeto é esse? Sem dúvida o da disseminação do fascismo e da redução do Brasil a pó de traque.

Será que as instituições, que volta e meia dão sinais de vida, como deu esta semana através da ministra Rosa Weber, vão reagir com o vigor que a Constituição Cidadã lhes confere? Será que a parcela bolsonarista da população vai acordar em tempo, e perceber que seu mito a está empurrando para o precipício? Até quando vamos viver de será?


Comentários

Carlos disse…
O que mais lamento é que quem pegar esse país em 2023 vai pegar um país destruído.

Quem se ilude que um eventual governo Lula irá fazer milagres, vai sair desapontado. Regredimos 50 anos em 5.

Bozo é a continuação da Ponte para o Futuro, ou melhor, Ponte para o Apocalipse.
Julio disse…
E bom pra classe média e os pobres saberem votar,rico não passa fome,fora Bozonochio,2022 está aí!!!! Volta Lula....
Anônimo disse…
Tá dando super 'S'erto esse governo. a aposta foi num cara a 30 anos inerte no serviço público, o resultado é está catástrofe que está o país.
Jorjao disse…
O pior de tudo isso é ver comentarios como de uns eleitores de direita dizendo "É só trabalhar" gente pelo amor de Deus a fome mata e doi.
Dona Maria disse…
Governo Blsonaro é um desastre para o povo. a combinação de desemprego alto, crise econômica, assistência social insuficiente e aumento nos preços dos alimentos,centrão, Bozo e seus filhos, Paulo Guedes, militares e evangélicos no poder tem se refletido em um aumento na pobreza e na fome, que afeta ao menos 50 milhões de brasileiros. E é nas famílias com crianças que os efeitos são mais agudos.
Estima-se que mais de 20 milhões de crianças vivam em extrema pobreza no país, portanto com provável dificuldade de se alimentar.
E uma vez que as crianças estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento, é nelas que a fome pode deixar mais impactos de longo prazo. Às vezes, para a vida toda.
Raimundo Nonato disse…
Um país não rico como o Brasil não pode ter gente passando fome, é muita maldade.
Carlos disse…
Perfeito Dona Maria, um dos grandes culpados pela fome no Brasil são os latifundiários do Agronegócio, A agricultura alimentar é que produz 70% dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros.
O agronegócio não gera empregos e nem renda. Usa o solo e a água do Brasil para produzir e exportar sem seus produtos e recebe em dólares que fica lá fora. Não contribui em nada para o país, a sua participação no PIB não significa benefícios para o país. Eles tem uma ponte direta com o exterior, a única relação com o Brasil é a exploração das terras e da água, não exportamos carne, exportamos água. O agronegócio é um parasita que enriquece somente os donos sem nenhum benefício para o Brasil.

Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES disse, em certa ocasião, que os bancos mandaram recado para o Lula, no início de seu governo, para que ele não mexesse com eles, bancos. Daí o Lula ter se voltado para o latifúndio e a mineração como forma de arrecadar dinheiro para seus projetos sociais. Sem dúvidas, um dos maiores erros do PT que fortaleceu uma das classes mais reacionárias da sociedade e que depois se voltou contra o próprio PT, além de nos tornar virtualmente dependentes de um único país, a China. Parte substancial do dinheiro repassado a esse setor a juros baixos (a nível de Brasil, bem entendido), não vai para agropecuária, mas para a compra de carros, viagens e outros investimentos. Um dos resultados é uma indústria enfraquecida, esse sim um setor vital para o desenvolvimento de um país.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.