Pular para o conteúdo principal

Avô de FHC queria fuzilar Dom Pedro II

 


Às 11 horas da noite de Seis de novembro de 1889, um grupo de militares se reuniu na casa do tenente-coronel Benjamin Constant, professor de Matemática da Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. O objetivo era tratar dos preparativos para a derrubada da monarquia.

Entre eles estava o alferes Joaquim Inácio Batista Cardoso, avô do presidente Fernando Henrique Cardoso. Na conversa, todos se manifestaram de acordo com o uso das armas para depor o governo monárquico. Combinou-se um plano para agitar os quartéis e estocar armamento para o golpe.

A certa altura, Benjamin Constant mostrou-se preocupado com o destino do imperador Pedro II:

– O que devemos fazer do nosso imperador?, perguntou.

 Mas e se ele resistir?, insistiu Benjamin.

– Fuzila-se!, sentenciou Joaquim Inácio.

Benjamin assustou-se com tamanho sangue frio:

– Oh, o senhor é um sanguinário! Ao contrário, devemos rodeá-lo de todas as garantias e considerações, porque é um nosso patrício muito digno.

Para sorte de Pedro II, no dia 15 de Novembro haveria de prevalecer a posição de Benjamin. Em vez de fuzilado, como queria o alferes Joaquim Inácio, o imperador seria despachado para o exílio.

(Trechos do capítulo “O golpe” ,do livro  “1889”, do maringaense Laurentino Gomes)

 


Comentários

Julio disse…
Bem interessante esta história do genial maringaense Laurentino Gomes, ele nos enche de orgulho, bem diferente dos corruptos Moro e Ricardo Barros, estes envergonham a cidade cancao.
Carlos disse…
Laurentino é fantástico, todos os livros maravilhosos... Leiam, eu recomendo.



Ana Lucia disse…
Preciso ler os livros do Laurentino para saber o outro lado da história.
Anônimo disse…
Assino em baixo o que disse o Júlio , Messias você viu o que está acontecendo em Maringá, se não bastasse o baixo nível da Jovem KKK Pan nacional agora a Jovem KKK Maringá está com cheiro de esgoto e ali dá de tudo, desde blogueiro "alagoano com dinheiro de jabá" até direita miliciana como o PV.
Jorjão disse…
Realmente a Jovem Pan de SP é composta por lixos humanos como Adriles, Nunes, Copolla, Serrão, em Maringá também tem seus lixos humanos como KR, PV, AR...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.