Pular para o conteúdo principal

As dragas acabam com o rio no país que está na draga

 


Será que alguém acha que centenas de dragas amarradas uma às outras para explorar ouro e matar um dos principais rios da Amazônia é coisa que surgiu de surpresa e de repente? Será que alguém imagina que a transformação do Rio Madeira em uma espécie de Serra Pelada fluvial vem acontecendo sem conhecimento do Ministério do Meio Ambiente, sem que o presidente da república tenha ciência da ação criminosa?

A carreira de dragas no vilarejo de Autazes está a apenas 150 quilômetros de Manaus, que é nada em relação às distâncias amazônicas. E cadê o Ibama? Cadê o ICMbio? Cadê a Polícia Federal? Cadê a Marinha, cadê o Exército? Ah, sim, agora o governo anuncia uma ação emergencial, pressionado que está pela sociedade e pela comunidade internacional. Mas esbarra, e demonstra timidez, diante da reação dos garimpeiros criminosos, que se dizem armados e prontos a reagir à bala caso as forças de segurança tentem dar um basta no processo de assassinato do rio.

Não, mil vezes não. Isso é apenas mais uma, entre as inúmeras provas de que o Brasil não tem um governo, tem sim um desgoverno.


Comentários

João Carlos disse…
Creio que seguir o dinheiro e descobrir os verdadeiros donos dessas operações é coisa fácil, coisa que Ibama e Policia Federal conseguiriam fazer sob circunstâncias normais.
Mas não há interesse do pior desgoverno que o Brasil já teve em seus 522 anos. O que importa é incomodar os "comunistas.
É o tipo de atividade que não trás nenhum benefício ao país. Só degrada o ambiente natural e satisfaz uma cadeia ligada ao crime organizado. Situação típica de governo tolerante ou comp
Jorjão disse…
Eu só que queria saber como esses garimpeiros compram esses maquinários tão caro. acho que O Ricardo Salles sabe quem investem nesses garimpeiros, acho que ele leva uma boa bolada.
Os donos das balsas estão sossegados em suas casas. Quem estão no leito do rio são os peões análogo a escravos.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.