Pular para o conteúdo principal

Já passou da hora

"A Comissão Representativa do Congresso Nacional debate causas e consequências das tragédias que se repetem no Brasil diante da omissão das autoridades. Há um profundo sentimento de tristeza e indignação por se constituírem em fatos que poderiam ser evitados ou minimizados. Assiste-se o acúmulo de erros e descasos culminando com perdas irreparáveis. Omissão, descaso e impunidade. Quarenta e oito projetos tramitam no Senado e 68 na Câmara dos Deputados. De que adiantará a aprovação deles, se a lei não é respeitada? Não devemos gerar a falsa expectativa de que serão solução definitiva. Sugeri como desafio para o Congresso a elaboração de legislação para criminalizar autoridades responsáveis. A impunidade certamente alimenta a tragédia. Reduzir os seus efeitos é essencial para evitar a repetição das calamidades que produzem as vítimas de tragédias anunciadas".

. Do blog do senador Álvaro Dias

Meu comentário: Não dá pra entender porque essa criminalização já não existe há tempo. É preciso que os agentes públicos sofram punições pessoais pela irresponsabilidade criminosa que cometem de vez em sempre. A negligência, quando gera consequências graves como essa da região serrana do Rio de Janeiro, não pode ficar impune, sem responsabilização da pessoa física do governante. Porque se o réu é o estado, o praticante do crime subjetivo torna-se um eterno Pilatos, enquanto as tragédias se sucedem e as providências definitivas, principalmente no nível da prevenção, nunca chegam.
E enquanto nada acontece com o agente publico negligente, e às vezes também dfesonesto, as cidades vão crescendo desordenadamente, sem políticas racionais de ocupação do solo urbano. No dia em que o vereador, o prefeito, o governador e o presidente tiverem que arcar com as consequências dos crimes praticados em nome dos entes federativos, aí a coisa muda no Brasil, o país da grande catástrofe moral e ética na política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.