Pular para o conteúdo principal

Já passou da hora

"A Comissão Representativa do Congresso Nacional debate causas e consequências das tragédias que se repetem no Brasil diante da omissão das autoridades. Há um profundo sentimento de tristeza e indignação por se constituírem em fatos que poderiam ser evitados ou minimizados. Assiste-se o acúmulo de erros e descasos culminando com perdas irreparáveis. Omissão, descaso e impunidade. Quarenta e oito projetos tramitam no Senado e 68 na Câmara dos Deputados. De que adiantará a aprovação deles, se a lei não é respeitada? Não devemos gerar a falsa expectativa de que serão solução definitiva. Sugeri como desafio para o Congresso a elaboração de legislação para criminalizar autoridades responsáveis. A impunidade certamente alimenta a tragédia. Reduzir os seus efeitos é essencial para evitar a repetição das calamidades que produzem as vítimas de tragédias anunciadas".

. Do blog do senador Álvaro Dias

Meu comentário: Não dá pra entender porque essa criminalização já não existe há tempo. É preciso que os agentes públicos sofram punições pessoais pela irresponsabilidade criminosa que cometem de vez em sempre. A negligência, quando gera consequências graves como essa da região serrana do Rio de Janeiro, não pode ficar impune, sem responsabilização da pessoa física do governante. Porque se o réu é o estado, o praticante do crime subjetivo torna-se um eterno Pilatos, enquanto as tragédias se sucedem e as providências definitivas, principalmente no nível da prevenção, nunca chegam.
E enquanto nada acontece com o agente publico negligente, e às vezes também dfesonesto, as cidades vão crescendo desordenadamente, sem políticas racionais de ocupação do solo urbano. No dia em que o vereador, o prefeito, o governador e o presidente tiverem que arcar com as consequências dos crimes praticados em nome dos entes federativos, aí a coisa muda no Brasil, o país da grande catástrofe moral e ética na política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.