Pular para o conteúdo principal

Afinal, pra que serve a OTAN?

 


No tempo da guerra fria a OTAN se contrapunha ao Pacto de Varsóvia. Não há mais URSS, não há mais guerra fria e nem Pacto de Varsóvia. Então, qual o papel da OTAN nos dias atuais a não ser este que vemos agora, de fomentar uma guerra estúpida de um país com força militar absurda contra um vizinho que a ele não tem a menor possibilidade de fazer frente?

A OTAN serve também para inflar o balão de Putin, que tem um inimigo pra chamar de seu? E que estimula um presidente comediante, como Zelensk, a transformar os ucranianos em buchas de canhão?

Que merda é essa?

 


Comentários

Anônimo disse…
Fico questionando o nível de inteligência do presidente ucraniano frente ao assédio americano/europeu. O cara acreditava que a Rússia ficaria passiva ante a perspectiva de instalação de bases da Otan a poucos km de sua fronteira? E para que serve a Otan?
Carlos disse…
A Rússia não está no Brasil. Não deu golpe em 2016. Não instaurou uma sangrenta ditadura militar. Não sabotou a Petrobrás. Não prendeu Lula e empossou JB. Não quer levar nosso Petróleo, a Amazônia, a Eletrobrás, não atrasou em 100 anos o desenvolvimento do Brasil. Foram os EUA.
Jorjão disse…
... assim como os EUA a Rússia não quer interferências em seus 'quintais'. Não foi por falta de 'avisos' como também a continua busca de tensões até o resultado parcial das ações de agora. Afinal, se estão a procura de 'inimigos' com guerras de novas temperaturas, não só conseguiram como abriram oportunidades a outros países com vista á recuperar territórios historicamente seus. A Rússia não vai dar arreglo.
Lá, na Ucrânia, como aqui, no Brasil podemos perceber as consequências de eleger palhaços para presidir o país.
Marcelo Pinto disse…
Em 1962, durante o governo Kennedy, os USA exigiram que União Soviética não colocasse mísseis em Cuba e ameaçaram iniciar uma guerra mundial se nao fossem obedecidos. O governo Kennedy negociou com a União Sovietica na pessoa do Nikita Khrushchev, os mísseis nem chegaram a Cuba e uma guerra foi evitada. A União Sovietica foi desmantelada em 1991 mas os USA/OTAN insistem em se instalar na Ucrania com armas apontadas para a Rússia.Putin solicitou o mesmo que o Pres.Kennedy havia solicitado.

A OTAN foi organizada para conter expansão da União Soviética que foi desmantelada completamente pelo governo do Mikhail Gorbachev em 1991, mas a OTAN continou se expandindo. A menos que a OTAN esteja planejando uma guerra com a Rússia esse conflito poderia ter sido evitado por um simples acordo: não incluir a Ucrânia na OTAN e retirar os sistemas de mísseis da Romênia e da Polônia. O governo russo vem pedindo isso há anos, mas a OTAN,os EUA e a Ucrania ignoram o pedido.

Dona Maria disse…
Não sou a favor de invasão de país algum. Mas dizer que os EUA intervêm em ditaduras sanguinárias é pura balela. Só querem vender armas. E, para isso, patrocinam também suas ditadurazinhas, não é?
Ze disse…
Atenção gente: A Rússia é capitalista. A URSS era governada pelo partido comunista. Mas a URSS acabou em 1991.
Putin é de direita (e respalda ultra-direitistas como Orban e Erdogan).
Quem você acha que criou fake news e patrocinou o desgoverno Boso no Brasil? EUA tem tradição de apoio a golpes e ditaduras. Hoje trabalha numa linha de democracia falseada, onde o governo eleito tem que ser seu capacho. A Ucrânia é semelhante ao Brasil. EUA usou a OTAN e elegeu lá um fantoche e aqui bastou aliar as emissoras e vias fakes transformou o brasileiro no povo mais bobão e babão dos gringos. EUA amam guerras. Seu patriotismo passa pelo lucro extremo via venda de armas...
Décio disse…
Semana passada espalharam que Bolsonaro evitou a guerra e 22% dos brasileiros acreditaram.

Agora eles estão dizendo que a rainha Elizabeth está tomando ivermectina pra tratar Covid.

É a máquina de mentiras do bolsonarismo a todo vapor em ano eleitoral.
@TSEjusbr

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?