Pular para o conteúdo principal

Que vença a diplomacia

 


Não é fácil entender as relações conflituosas entre Rússia e Ucrânia, originárias do mesmo povo, os RUS. O quadro atual pode ser compreendido a partir de 2014, quando Vladimir Putin decidiu invadir o território da Criméia e a anexação reacendeu o pavio do confronto geopolítico do Leste Europeu.

Putin não engole a desintegração da União Soviética e vê na aproximação dos países da antiga URSS com a Organização do Tratado Atlântico Norte uma ameaça constante ao seu poderio e um possível isolamento de Moscou dentro da Europa Oriental.

As ameaças de uma guerra que venha a envolver as grandes potências, inclusive Estados Unidos e China (pró-Rússia) são reais e só não ocorrerá se a diplomacia suplantar os poderios bélicos de um lado e do outro.

Há quem diga que Putin está blefando, como forma de evitar a adesão da Ucrânia (geograficamente nas suas barbas) à OTAN, comandada pelos Estados Unidos.

O poder militar e bélico da Rússia não é de se brincar. E isso é que está fazendo com que os líderes ocidentais, como o presidente da França , Manoel Macron e governos como os da Inglaterra e o próprio Joe Biden, transformem as ameaças de confronto armado em promessas de sanção econômica.

Putin parece não está nem aí com os rugidos da OTAN e aposta na tensão como forma de proteger o Kremlin das ameaças que partem, principalmente , da América do Norte.

O mundo está apreensivo com esse jogo perigoso de xadrez, que pode sim, significar o estopim de uma terceira guerra mundial, temor que era permanente enquanto os presidentes das duas grandes potências tinham cada um, um botão para acionar suas ogivas nucleares. A Guerra Fria acabou após a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991,mas as desavenças históricas da parte mais complicada da Europa parecem eternas.

 


Comentários

Anônimo disse…
Pode acontecer a 3° guerra mundial.
Carlos disse…
A RUSSIA E A CHINA ESTÃO SE UNINDO
Esses presidentes americanos são testas de ferro da industria de armamento. Nos ultimos 50 anos os que não fizeram ou prolongaram guerras não se reelegeram. Republicanos ou democratas, não há diferença e o atual quis mostrar as garras e já se deu mal. Essa demcracia norte americana está doente do mal da hipocrisia. Nos ultimos 20 anos se meteram em 9 paises com milhares, ou até milhões quem sabe, de mortes, sem falar dos feridos, refugiados e por ai vai. Esse encontro de China e Russia é um aviso claro que o mundo não quer hegemonias hipócritas.
Décio disse…
É aquela coisa do: nem tão rápido que pareça fuga, nem tão devagar que pareça afronta. Rsss
Putin não tem mais o que temer dos americanos. Se estes têm quantidade, os russos têm qualidade de armamentos. Ninguém vai pagar pra ver quem ganha um confronto desses.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.