Pular para o conteúdo principal

Já somos mal vistos e com o projeto do veneno podemos virar párias

 

Arthur Lira empurrou o mostrengo goela abaixo de um plenário nada prudente e conseguiu a aprovação do projeto relatado pelo deputado maringaense Luis Nishimori. A flexibilização na liberação de agrotóxicos é tão nociva à sociedade brasileira que se o projeto for mantido pelo Senado e sancionado pelo presidente BolsonEro, libera geral produtos perigosos e proibidos em outros países, para aplicação indiscriminada na lavoura.

Uma das aberrações convalidadas pelo relator, foi tirar a Anvisa e o Ibama da jogada, na hora de liberar os novos venenos lançados no mercado. Ao Ministério da Agricultura caberá a última palavra. O agronegócio penhoradamente agradece. Mas agradece sem se dar conta de que está dando um tiro no pé, porque a provável nova lei do envenenamento, vai criar barreiras lá fora para a exportação de comanditeis brasileiras, inclusive a soja.

Só lembrando que várias marcas que estão sendo utilizadas nas pulverizações, inclusive via aérea, comprovadamente causam câncer e má formação genética em bebês. Se esse projeto relatado por Nishimori virar lei, podemos ter também empurroterapia de venenos nas casas de produtos agropecuários, onde as vendas não obedecem a nenhum critério técnico da agência reguladora, no caso a Anvisa. Enfim, o Brasil está se tornando no país do descalabro e se sandices como esta não tiver um paradeiro urgente, vamos ver nosso país se consolidar como pária internacional.


Comentários

João Carlos Bacelar disse…
O Centrão assumiu agora o lugar do Ricardo Salles, [ex-ministro do Meio Ambiente]. O deputado Arthur Lira [presidente da Câmara] é o operador que coloca todos esses projetos do retrocesso, do desmonte da legislação ambiental e do cuidado com o meio ambiente e com a saúde pública.
Carlos disse…
O Pacote do Veneno (PL 6299/02) nos distancia de uma agricultura ecológica e justa, Nishimori é um genocida pois mais veneno no alimentos vai matar milhões de brasileiros.
Ana Lúcia disse…
O agro é pop, o agro é tóxico 💀☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️☠️
Julio disse…
Só bagaceiras, apoiadores do mito inútil. Propagando câncer na população em troca de grana das fábricas de veneno.
Raimundo Nonato disse…
ESSE GOVERNO É O COLIRIO DE GENTE MONSTRUOSA, PRINCIPALMENTE EVANGELICOS DE SATANAS,GENTE DO MAL.
ELES ESTAO EM EXATESE COM O ANTI CRISTO DELES.
Irineu disse…
Ao enfraquecer a legislação atual, o Pacote do Veneno aumentará ainda mais a quantidade de agrotóxicos no Brasil, permitindo a liberação de substâncias cancerígenas e proibidas em outros países. Quem sofrerá com isso tudo não somos apenas nós, mas toda a geração futura.

Hoje assistimos a mais um ataque contra a sociedade! A aprovação do Pacote do Veneno é escandalosa e joga no lixo o pouco de proteção que ainda tínhamos. Esses 301 deputados não governam para a sociedade, que tem constantemente se manifestado contrária e clamado pelo caminho oposto, o da redução do uso de agrotóxicos. Gostaria muito de saber o que esses (des)governantes falariam para seus bisnetos lá na frente.

A insistência em beneficiar os interesses do agronegócio continua arrasando com o Brasil e gerando adoecimento, desmatamento, violência e morte. Se a urgência do Congresso é facilitar ainda mais o uso de veneno, a de muitos brasileiros tem sido sobreviver em um cenário de pandemia e retorno da fome. A vida sempre será mais importante e essa deveria ser a prioridade dos parlamentares, mas o que vemos é uma guerra contra a sociedade e a natureza.

Além do risco irreversível para a saúde humana (incluindo doenças como o câncer, e problemas como malformações e aborto) e dos danos ambientais (poluição da água, da terra e do ar), o PL vai contra o posicionamento de diversos órgãos públicos, mais de 300 organizações e quase dois milhões de brasileiros que já disseram: Chega de Agrotóxicos!
Anônimo disse…
Principais pontos críticos do Pacote do Veneno (PL 6299/2002)

– Substitui o termo “agrotóxico” por “pesticidas”, numa tentativa de mascarar os perigos dessas substâncias;

– Transfere todo o poder de decisão de aprovação um novo agrotóxico para o Ministério da Agricultura, tornando praticamente consultivas partes fundamentais do processo de avaliação e aprovação, como Ministério do Meio Ambiente e Anvisa – órgãos responsáveis pela salvaguarda da saúde da população e integridade ambiental;

– Permite o registro de substâncias comprovadamente cancerígenas. Atualmente, ativos que causam graves danos à saúde (teratogênicos, carcinogênicos, mutagênicos) são totalmente proibidos caso já tenham evidências e estudos;

– Registro temporário de agrotóxicos que não forem analisados no prazo estabelecido pela nova Lei.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.