Pular para o conteúdo principal

E o túnel?

É preocupante a constatação de que o túneo do Novo Centro, por onde corre o trem, não estaria tendo a manutenção necessária, nem por parte da Rede Ferroviária e nem por parte da ALL, que explora os serviços, ganha rios de dinheiro com o transporte ferroviário , mão não cuida da linha. Sequer paga os guardas das passagens de nível de Maringá, cujas cancelas são monitoradas com recursos da Prefeitura.
Dia desses, um engenheiro aposentado, o mesmo que está preocupado com a falta de manutenção das arquibancadas cobertas do Estádio Willie Davids, manifestou o seguinte temor: as locomotivas soltam fumaça de óleo diesel várias vezes ao dia dentro dos dois quilômetros de túnel. E não consta que haja suspiros adequados para que esta fumaça se dissipe. Vale lembrar que há pouco mais de um ano a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres , fez uma vistoria no túnel, provocada pelo Ministério Público. Ninguém viu o relatório que foi produzido. Será que a prefeitura não dispõe desse relatório? Pelo pouco que se soube da vistoria, houve a constatação de muitos dormentes podres lá embaixo e de possíveis rachaduras na estrutura do túnel. Além disso, não consta que haja, por parte do Corpo de Bombeiros, qualquer plano de emergência para o caso de acidente. Existe uma parede falsa no local da estação ferroviária demolida, que teria sido deixada para uma futura estação intermodal, caso se concretize a volta do trem de passageiros. Mas o local não se caracteriza como saída de emergência.
Essa é uma discussão que precisa ser travada em Maringá. E pode começcar exatamente pela busca do tal relatório da ANTT.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber a quem pertence o terreno onde está os trilhos de trem? É público? É da companhia?
Se do município, quanto rebe pelo arrendamento? Se da empresa, quanto paga de IPTU? A empresa não será responsabilizada caso ocorra algum acidente nas cancelas? Gostaria de saber como muitos maringaenses também gostariam.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.