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O exemplo de Londrina

Londrina preservou não só o prédio da rodoviária velha como também o da ferroviária. Isso é preocupação com a história do município. Lembro, a propósito, que o prefeito Silvio Magalhães Barros I , começou o processo de retirada do pátio de manobras do centro, com o início da construção da estação
de transbordo na saída para Umuarama. O filho Ricardo completou o processo, demolindo o prédio e tirando dali a colônia de casas dos ferroviários. Isso era preciso fazer. O problema é que colocou os trabalhadores numa área não legalizada e que até hoje é motivo de dor de cabeça para todas as famílias.
Se preservada e restaurada, a estação de trem seria hoje um importante ponto turístico e um monumento de inestimável valor histórico. Mas fazer o que se a elite política de Maringá não tem a sensibildiade necessária para perceber a dimensão de um tombamento? Justiça seja feita ao prefeito Adriano Valente, que preservou a primeira locomotiva a chegar a Maringá, reservando um espaço especial para a "Maria Fumaça" no parque do Ingá.Acho que a sociedade local não pode deixar acontecer com a rodoviária velha o que aconteceu com a ferroviária. A demolição da rodoviária velha merece boletim de ocorrência na Uniesco.

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