Pular para o conteúdo principal

Repulsa a Bolsonaro atravessa oceanos



Da jornalista e premiada escritora portuguesa  Alexandra Lucas Coelho, no jornal Público, de Lisboa: 

" O pior inimigo do Brasil está sentado no palácio em Brasília. É o próprio presidente eleito. Escrevo esta crónica em Salvador, entre vir de Brasília e partir para São Paulo. E em menos de uma semana os crimes são tantos que fica difícil actualizar. Estamos a um ritmo mais do que diário. Bolsonaro é um criminoso horário. A cada hora, é mais chocante para o Brasil, e para o mundo, que esta criatura tenha sido eleita. Foi cúmplice quem contemporizou na campanha, ou não quis ver nem ouvir, apesar de tudo o que estava na cara, e no ouvido. Mas, pior, é cúmplice quem, depois de quatro meses e nove dias de destruição, continua a teimar, ou acena com a legitimidade democrática. Parceiros no crime de um destruidor em massa, serial".

Comentários

André Prado disse…
Vamos ser sinceros. Nem no pior pesadelo poderíamos imaginar algo sequer próximo da realidade que nossos olhos têm assistido desde que a caixa de Pandora do Golpe do impeachment Dilma e a prisão de Lula foi aberta. De certa maneira aquela fatídica data em que foi votada a admissibilidade do Golpe nos dava uma pista do que viria. Os patéticos, canalhas, cafajestes, ridiculos discursos que acompanhava os votos daquela sessão foi só o primeiro aperitivo intragável do pileque e da amarga ressaca que nunca mais nos curou. Imaginávamos "apenas" o cinismo superior de nossas "elites", com sua arrogância de sempre, suas aulas de moralismo sem moral, sua fleuma e seu ar incomodado de civilizado que se vê vivendo entre selvagens, enfim a realidade que a Grande Imprensa e os Maiorais e os Manda Chuvas da Bruzundanga impõe ao triste povo que tolera carregar o peso desse estorvo. Mas não nossas elites mostram agora sua verdadeira cara, sem complexos, sem peias, ou concessões quaisquer ao bom senso e a civilidade. Esse governo é a cara sem retoques dessa gente fina. Quando vi pela primeira vez "Brazil " o filme de ficção científica distópica de 1985, dirigido por Terry Gilliam, achei de mal gosto e ultrapassado. Hoje o vejo como uma boa descrição de nossa realidade.

Na verdade......O povo brasileiro vai ter que passar por um período muito duro, para despertar e aprender algumas lições....Aqui na minha região, já tem muita gente caindo na triste realidade. Resumindo: nossa país caminha para ser um "Porto Rico" (na melhor das hipóteses, ou uma Honduras/Guatemala na pior das hipóteses - reles colonia dos EUA.
Cassio Marcelo de Oliveira Alves disse…
Cadê o Queiroz? e a negociata do Bozo com o juiz Moro? com o Bozo Brasil caminha para a barbáries, E esta tudo bem.
Zé disse…
O Lula foi preso pelo imperialismo. Assim como o clima de ódio criado no país contra as forças populares nada mais é do que o caminho da servidão que o capitalismo cria. Pós verdade e fake news são simplesmente novas formas de alienação. A pessoa está desempregada e passando fome mas sua preocupação é com o kit gay, fazer arminha. O nosso perverso neo liberalismo do século XXI se sustenta por um assustador e alto grau de alienação. Como recuperar a ideia de socialismo no século XXI? Esse é o nosso desafio e luz no final do túmulo (ou melhor túnel).
Eu disse…
De antemão, deixo claro que não pretendo "trollar" ou agredir, portanto desculpas antecipadas se meu tom parecer agressivo, não é a intenção, apenas consequência do cansaço que este discurso "quem pariu Mateus que o embale" começa a me causar. Se digo isto, é porque tenho ouvido com alguma frequência esta argumentação, da parte de algumas pessoas da esquerda, e não apenas discordo dela como a acho perigosa. O cara não é problema de quem o pariu politicamente. O cara é problema meu, seu, do Brasil! Nós, que não o aceitamos nem o elegemos, somos os alvos prioritários de suas diretrizes "ideológicas", econômicas, da truculência verbal de seus acólitos. Suas posições equivocadas são um gravíssimo problema para o País, e onde ele não se equivoca é ainda pior, haja vista o rumo das coisas que não são mera fumaça diversionista, extremamente daninhas ao tecido social, em um exercício de perversidade de fazer empalidecer os demais representantes da alt-right latino-americanas. Já aqueles que o elegeram estão é contentes: os oportunistas, porque não o veem como inarredável, com razão o defenestrarão se ele passar de constrangimento a obstáculo às suas reais intenções, já com um general posicionado para assumir; os néscios, porque estão encontrando tudo o que esperavam dele, no seu estímulo e reforço às posturas violentas e primitivas. Querem carne crua, e ele mostra ser bem capaz de oferecê-la, se não for contido a tempo. O perigo é que este discurso de "Mateus" aparenta algo como "eu não o coloquei lá, quem o pôs que o tire". Tanto isto não acontecerá nunca quanto, se não houver real resistência, tudo pode piorar. E muito. Na Hungria, Orbàn começou assim e hoje o Fidesz suprimiu a maioria das liberdades democráticas, enquanto a população tenta em vão organizar uma greve geral. Só que muito, muito tarde. "Ah, não vamos confundir a direita europeia e a brasileira". Tá bom. O problema é a situação que se repete, aqui como lá. Os deles não vão abandonar sua posição, e se na esquerda ninguém combatê-los, eles ocuparão o vácuo da falta de oposição diante de si. Depois,como escreveu Cora Coralina, "os túmulos estarão calados". Repito, não tenho verdadeiramente a intenção de agredir ninguém deste blog, com os quais comungo opinião. Se involuntariamente levei a tal impressão, humildemente me desculpo. Minha dificuldade é com o discurso, nunca com quem o emite. O mulo-sem-cabeça é, sim, problema de todos os que mantém alguma fé na democracia, e principalmente da esquerda. Se ela nada fizer, estará fadada a repetir tristemente seu papel inerte diante do golpe, enquanto dizia "não ocorrerá, não chegará tão longe".
Mas chegou. E ocorreu.
E agora?
Carlos disse…
eles estão se sentindo acima do bem e do mal
acham que nada pode atigi-los.
Lembremos que bolsonaro se acha en-viado de deus.
E a OAB calada.
E eu me rindo da OABesta mostrando ela todo o mau-caráter dela... mais uma que deixou de ser instituição para passar a ser prostituição...
Thiago disse…
De todos os prognósticos sombrios jamais imaginei ser o Brasil governado por milicianos assassinos e mante-los assaltando,destruindo e aterrorizando a Nação faz de todas as instituições cúmplices do crime organizado.
Quero mais é que o BOL$Onarismo seja desmascarado!!!
Desmascarado ele já era, antes mesmo de ter sido eleito. Não precisava ser nenhum gênio para perceber quem era o traste.
O pior é que neste momento ainda tem cerca de 35% de imbecis que o avaliam como bom/ótimo.
Um "case" de suicídio coletivo que a nação escolheu em outubro de 2018.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.