Pular para o conteúdo principal

Bispo sabe o que o espera


“As últimas pesquisas dão-me 44% das intenções de voto, porque sou apontado como o candidato dos pobres e da esperança”, disse o bispo licenciado Fernando Lugo , na Casa Emaús, num convento de Itapecerica da Serra, aos participantes de um curso ecumênico para bispos latino-americanos que o convidaram para falar sobre seu programa de governo.

As eleições paraguaias serão realizadas em 20 de abril de 2008. Se eleito presidente, o bispo emérito de San Pedro promete dar atenção especial ao Brasil e ao Mercosul. “O Brasil tem uma dívida histórica com o Paraguai, que se pode pagar com a concessão de um tratamento diferenciado nas relações entre os dois países”, afirmou. No caso da binacional Itaipu, por exemplo, “o Brasil deveria pagar a preço de mercado, e não a preço de custo, como prevê a parceria, a energia excedente que o Paraguai não consome”.
Em entrevista ao Estado, Lugo disse que o Mercosul deveria ampliar sua esfera, “com integração cultural e social - e não apenas econômica e política”. Nas relações internacionais, advertiu o bispo, o Paraguai será parceiro da Bolívia de Evo Morales e da Venezuela de Hugo Chávez, “mas com independência, sem importar modelo”.

Embora otimista com a possibilidade de vitória, o bispo afirmou ter consciência das barreiras que deverá enfrentar. “Com certeza, tentarão sucessivamente barrar o registro de minha candidatura, recorrer à fraude e, se eu for eleito, impedir a minha posse”, adverte Lugo.
. Matéria de 20/10/07 publicada no Jornal O Estado de São Paulo e reproduzida no site da ABIN (ABIN notícias)_

Comentários

Anônimo disse…
A imprensa brasileira quase não fala nada sobre as eleições no Paraguai.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.