Pular para o conteúdo principal

Será o fim de 60 anos de mando?

Há 60 anos o Partido Colorado domina o Paraguai. A oposição jamais teve chance. Até que tentou alguns anos atrás com Domingos Laino . Agora, a oposição pode desbancar esse longo período, que não vive mais sob ditadura, mas ainda caminha sobre a sombra do general Stroessner.
Dom Fernando Lugo (bispo licenciado) é o favorido para as eleições de abril próximo. De família humilde, foi perseguido pelo ditador Alfredo, junto com seu pai que foi preso 20 vezes. Ordenou-se padre aos 27 anos e agora, aos 56, decidiu entrar na luta para tentar mudar a história do país. Uma história sofrida que vem lá do século XIX, quando a República Paraguaia foi liquidada pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai).
Claro, Dom Fernando Lugo não pretende ser um novo Solano Lopes, mas promete lutar para resgatar a dignidade perdida há mais de um século. A vitória dele pode significar a consolidação de uma tendência esquerdizante do Continente Sul Americano. Tendência que se manifesta , ainda que timidamente, com as eleições de Lula (Brasil), Chaves (Venezuela ), Evo Morales (Bolívia) e Michele Bachelet (Chile). Trata-se de uma esquerda nacionalista meio atrapalhada,é bem verdade, mas bonita de se ver que, certamente, Bolívar assinaria embaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?