Pular para o conteúdo principal

Sem zoneamento agrícola o Brasil caminha na contramão da história

 


O portal UOL constata em ampla reportagem que o Brasil vem priorizando a soja e o milho e reduzindo os espaços do arroz e do feijão. Tudo em nome da exportação, da venda em dólar. Isso também ajuda a explicar os preços absurdos da dupla mais apreciada pelo paladar do brasileiro. E explica (embora não justifique) o foco do Ministério da Agricultura na soja e no milho e também na pecuária extensiva. Claro que a balança comercial é importante, mas a falta de um zoneamento agrícola que permita a produção do alimento básico é dever do governo federal e dos governadores.

Em nome da verdade histórica, devo reconhecer que nos governos Requião, o Paraná se preocupou muito com isso. O então governador não admitia que a cana de açúcar ocupasse espaço das lavouras de subsistência. Lembro de um discurso dele ordenando ao secretário da agricultura que tratasse logo de fazer um zoneamento agrícola no Estado, sob pena de demissão. Gostemos ou não do Requião, mas o fato é que era um político de uma visão de futuro muito grande. E sobretudo de compromissos sociais como poucos governadores do Paraná tiveram ao longo da história.

.


Comentários

Anônimo disse…
Não temos governo, ou melhor temos um governo satânico que quer matar o pobre de fome, quer destruir as nossas matas matando milhares de animais criados por Deus, estamos vivendo no Brasil a era das trevas como o satânico Bozo e seus seguidores demoníacos.
Ze disse…
Tudo isso é culpa do PT, de Cuba e da Venezuela.
Dona Maria disse…
DETONAUTAS MICHEQUE

Vontade de pegar essa sua boca e encher de porrada (encher de porrada)
Hey Michelle, conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
Hey capitão, como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus
Zero 1 é Willy Wonka
Zero 2 é Bananinha
Zero 3 Tonho da Lua, que comanda a turminha

Passa o dia conspirando, arrumando confusão...
Mas é tudo gente boa, gente de bom coração, então...
Hey Michelle, conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
Hey capitão, como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!
Se liga rapá, quem tu tá pensando que enganou?
Agora vem cá e mostra tudo que você pregou
Porque eu sei lá, quando a gente passa alguém pra trás e fica impunemente sempre se arriscando mais!

O risco é maior e a ganância toma tudo então, e quanto mais tem mais se sente o dono da situação
Só que comigo não, nunca me enganou
Então responde logo como que essa grana aí entrou
Hey Michelle, conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?

Hey capitão, como isso aconteceu?
Levanta a mão pro alto e agradeça muito a Deus
Hey Michelle, conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
Hey capitão, como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.