Pular para o conteúdo principal

A pedagogia das urnas

 

O PT sofreu, na verdade, uma derrota pedagógica. Deve aproveitar a rejeição das urnas para calçar as sandálias da humildade e aceitar fazer parte de uma grande aliança pela democracia, sem exigir o protagonismo que sempre achou que tivesse no campo progressista. Protagonismo não se impõe, se conquista. Mas também se perde quando a conquista sobe à cabeça e faz perder a virtude da humildade.

O recado certamente vale para a esquerda como um todo, porque falta à maioria das suas lideranças nacionais a compreensão de que a construção de um projeto nacional de desenvolvimento e de combate à desigualdade, não se dará jamais sob clima de autofagia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?