Pular para o conteúdo principal

De quem é a culpa da calamidade ética? Não é só do psicopata do Planalto


                                  Por Roberto Romano  - 

A cada novo segundo fica bem claro que está sendo definido no Brasil uma calamidade ética, política, econômica, diplomática, ambiental, societária, cultural. E a cada novo instante fica bem claro que a culpa não pertence apenas ao fascista no palácio do Planalto. Classe média, "elites" parasitárias, políticos reacionários e corruptos, juízes coniventes, promotores e procuradores idem, "empresários"e todo tipo de rufiões nos alertam para um passado não dissolvido (basta ver as notícias de Santa Catarina, com as suas piscinas enfeitadas com suásticas, o genitor da governadora, etc) : as SA batendo em judeus pelas ruas de Berlim e fazendo grandes obras de terror contra os democratas. A culpa pertence também aos juristas que apoiaram o golpe de 2016, aos jornalistas vendidos ou fanáticos da extrema direita. Last but not least, aos pastores e padres blasfemos que fizeram arminha em seus templos, que deveriam servir a Deus e apenas a Ele. Já contei aqui mas repito. Quando estive com meu orientador, Claude Lefort, para conversas antes de minha volta ao Brasil, pergunte-lhe como era a posição do povo francês quanto ao anti semitismo. Eles eram mesmo numerosos, os anti semitas? Ele estava em seu escritório. Mas olhou para todos os lados, suspirou e me disse quase sussurrando : "Eles todos eram". Eles todos eram. Certa injustiça do mestre, pois não foram poucos os que não eram anti semitas e servidores de Hitler. Mas a massa assim constituída era imensa. E tal massa serviu aos planos dos invasores assassinos e aos interesses dos canalhas de Vichy. Quando ouço Bolsonaro e suas falas cafajestes e debochadas, quando vejo o que ele faz sem encontrar resistência séria mas obtendo aplausos, quando vejo as Forças Armadas cúmplices de matança dos concidadãos, quando enxergo padres e pastores louvarem o Senhor pelo dom de Bolsonaro, quando assisto na TV críticas acovardadas diante do tirano, quando noto o STF inerme face ao descalabro, quando.....não continuo a enumeração porque a náusea me vence....lembro do mestre Lefort ""ils étaient tous....". Tous...RR

·         Roberto Romano da Silva é acadêmico, professor titular (aposentado) de Ética e Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas


Comentários

Anônimo disse…
Perfeito o Professor Roberto Romano, é um tempo de covardes em todos setores, STF acovardado, juízes de primeira instancia vendidos, pessoas que se vendem por dinheiro, vejo aqui em Maringá até pessoas de esquerda vendendo seus ideais por burocracias, carguinhos etc....é uma vergonha
Jorjão disse…
Bolsonaro é o reflexo da sociedade brasileira podre e decadente, mas vai passar, e no primeiro dia em que o Brasil voltar a ser uma democracia, há que se definir claramente em lei o papel das Forças Armadas e a tipificação dos crimes contra a ordem democrática. O que vimos nos últimos anos, desde 2013, foi uma sucessão interminável de crimes contra o Brasil, de conspiração e alta traição até atentados contra as instituições da República.
Não é possível haver democracia sem os mecanismos de ordem legal que a assegurem contra os picaretas golpistas de sempre. Não é possível tolerar conspirações e atentados à luz do dia contra a ordem democrática. A anomia tem origem na ausência de leis que deem consistência e solidez ao estado democrático.
Raimundo Nonato disse…
Como é bom neste tempo de trevas no país ler o Professor Romano, ele foi perfeito, eu acrescentaria nesta lista citada pelo Professor Romano as Forças Armadas do Brasil, inuteis que só servem para mamar nas tetas gordas do estado com um orçamento bilionário para nada, já não basta a desgraça que fizeram com o país nos 20 anos da ditadura militar? o Brasil era para ser um país de primeiro mundo se não fosse os assassinos militares.

Pra mim, os militares entreguistas são traidores do povo brasileiro, inimigos da Democracia. Dois exemplos: enquanto o povo é atacado por um vírus mortal, um general no Ministério da Saúde e um almirante na Anvisa agem contra a saúde do povo. Penso que a Academia Militar das Agulhas Negras forma oficiais com espírito entreguista, homens sem honra pra carreira. São mais de 6.000 militares ocupando postos civis no governo Bolsonaro.

Nunca se pode esquecer o agradecimento público pela eleição que Bolsonaro fez ao general Villas Boas. O vice, general Mourão, tem desprezo pela formação étnica do povo brasileiro. O general Augusto é um infame fascistóide que cometeu crimes no Haiti e foi afastado pela ONU. O general Ramos, o general Etchgoyen, o general... Nossos militares são uma fraude. Não seria melhor eliminarmos as Forças Armadas ?
Décio disse…
Este pesadelo só vai acabar quando fizermos dos nossos sonhos realidade. Chega de viver e habitar esse pesadelo que se impos como realidade.

Nossa ideias são melhores, nossos objetivos são mais justos, mais solidários e mais amplos do que o dos nossos adversários. O projeto dos nossos adversários é pior, é autoritário, é incivilizado e insolidário, é uma regressão a toda prova, e pior que o projeto é sua execução.

Temos que recuperar a confiança e a crença em nosso projeto de pais se NÃO ficaremos assistindo esse horror todos os dias como temos feito faz já 7 anos. Baixamos mais que a cabeça e o resultado está ai bem na nossa cara. Essa foi a lição que o povo boliviano soube aprender. Não podemos continuar dar de comer para esses cachorros raivosos. O voto e nossa mobilização e união é nossa unica arma, é nossa única força, sem o poder democrático não temos como enfrentar os poderes de fato. Essa é a única saída. Retomar as instituições através das vitórias democráticas.
Edson disse…
O povo brasileiro está doente, elegeu um psicopata para presidente e aceita pacificamente esta barbárie que está o país.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.