Pular para o conteúdo principal

Era evidente que do parto da montanha nasceria um rato

 

O site The Intercept Brasil publica uma reportagem (coisa só possível no jornalismo investigativo) que desqualifica de vez a atuação midiática da Lava-Jato. Foi muita fumaça pra pouco fogo. Muitos processos montados em cima de provas tão frágeis quanto o saber jurídico da então estrela Sérgio Moro. A matéria faz referência ao livro “A Organização”, da jornalista Malu Gaspar, que relata o desconforto da Polícia Federal com o show circense que fizeram pra cima da Odebrecht , contra a qual a PF já havia levantado todas as falcatruas. Era só o MP ter acolhido as provas levantadas e tocado o barco, sem a necessidade daquele circo armado na República de Curitiba.

Diz o The Intercept que “ a megadelação produziu, até hoje, mais inquéritos engavetados do que ações penais. Por ordem de juízes ou a pedido do próprio Ministério Público, pelo menos 77 casos foram arquivados ainda na fase de investigação – mais de um quarto do total. E quatro denúncias que chegaram à justiça acabaram rejeitadas”.

"Uma pequena parte dos casos foi encerrada por morte ou idade avançada dos envolvidos, circunstâncias que podem anular uma investigação na origem. Mas uma grande fatia dos arquivamentos se explica por um problema que tem sido apontado em vários escalões do Judiciário, desde o STF até os tribunais eleitorais: a falta de provas nas delações da Odebrecht. É um indício de que os acordos foram conduzidos sem cuidado e acabaram sendo bem mais vantajosos para um dos lados – o dos criminosos".

Para quem quiser se informar melhor sobre o caso, aqui vai o link do site


Delação da Odebrecht entrega uma condenação a cada 40 processos (theintercept.com)

Comentários

Anônimo disse…
Onde estava a imprensa que não investigou os milicianos do Planalto?
Onde estava a imprensa que não investigou o MPF?
Onde estava a imprensa que não investigou o STF?
Onde estava a imprensa que não investigou crimes óbvios do clã bozonazi?
Onde estava a imprensa que não investigou nada contra o povo brasileiro e contra a floresta?
A história é justa, tudo vai pro seu lixão e será contado em nossos livros de história.
Que vergonha sentiremos das futuras gerações!
João Carlos disse…
Vale a pena entrar no link que você indicou Messias, muito esclarecedor mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.