Pular para o conteúdo principal

Que falta fazem grandes negociadores como Carter, Sadat e Begin




Eis que Israel parte para um novo massacre do povo palestino.

E cadê os líderes mundiais?


Em 1948 o povo palestino foi expulso do seu território por conta da criação de Israel, o estado judeu. Desde então, aquela região do Oriente Médio nunca mais foi a mesma. O massacre que se repete agora na faixa de Gaza é uma carnificina que o mundo todo repudia. Mas só repudia, sem que nada façam as lideranças das grandes potências.

O povo palestino, que até hoje tenta viver em um estado próprio, segue sendo massacrado, em mais um momento de verdadeira Nakba, que significa catástrofe.

Vamos e venhamos: os Estados Unidos, que sempre apoiaram Israel não param de colocar lenha na fogueira. Se bem me lembro, só teve um presidente americano nas últimas décadas que tentou pacificar a região. Foi o democrata Jimmy Carter, que selou dois acordos de paz com o presidente do Egito Anwar Sadat e o primeiro ministro de Israel , Menachem Begin.

  

Comentários

Anônimo disse…
Apoio a causa Palestina. Basta aos crimes dos israelenses.
Pedro disse…
Israel e seu patrono os Estados Unidos são o verdadeiro eixo do mal, secundados, é claro, por seus lacaios. Viva o povo palestino.

Só uma coisa interessa aos norte americanos e aos sionistas (judeus): Sua supremacia, a qualquer custo. E para isso, destrói-se tudo e todos ao seu caminho. Dane-se o mundo, dane-se a vida. Guerra, Guerra e Guerra.
Jorjão disse…
CRIMES CONTRA A HUMANIDADE. Israel matou neste sábado dez pessoas de uma mesma família, incluindo oito crianças. Derrubou há pouco um prédio onde estavam escritos da Al Jazeera e da Associated Press. Detalhe, jornalistas só entram em Gaza com autorização de Israel. Basta!
Julio disse…
povo palestino, apoiado por aqueles que acreditam em justiça e paz, segue resistindo, apesar do número incontável de mortes, mutilações ou sequelas, fruto dos horrores impetrados pela ocupação.

Enquanto escrevemos, muitos palestinos e palestinas são assassinados, feridos e expulsos dos seus lares, impedidos de professar sua fé, cristã ou islâmica, pela tragédia que espelha o avanço da judaização de Jerusalém, bem como pelo projeto sionista-colonialista, um verdadeiro retrocesso civilizatório e humanitário.

A autoproclamação de Israel, na tarde de 14 de maio de 1948, marca o início de uma trajetória política genocida de Israel. No primeiro dia após a autodeclaração, 15 de maio de 1948, iniciou-se a Nakba, parte do plano de limpeza étnica e sua principal estratégia de colonização, perpetrado pelo sionismo contra a população Palestina.

A tão sonhada paz pressupõe a observância e o cumprimento de tratados internacionais, que desde 1948 previram a criação de dois Estados Nacionais soberanos, um Palestino e um Israelense. Mas o que se pode verificar nessas mais de sete décadas foi a negação, por parte de Israel, de todos os acordos firmados após a Resolução da ONU que possibilitou a criação de seu Estado.

A marca deste Estado, desde então, é a do Apartheid, expresso na ampliação dos assentamentos, nas medidas de controle de circulação, nos checkpoints, na destruição de casas e oliveiras milenares palestinas, na inviabilização econômica, no controle hídrico e na tentativa de apagamento cultural
Anônimo disse…
recente escalada de violência do Estado de Israel contra a população palestina em Jerusalém demonstra mais uma vez a realidade de agressão e segregação praticada pelos sionistas contra habitantes árabes legítimos. Os despejos das famílias de Sheikh Jarrah, bairro árabe de Jerusalém ocupado ilegalmente por Israel, mobilizaram a população em resistência à militarização e ao apartheid promovido pela ocupação israelense.

A escalada de violência gerada pelas tentativas de despejo levaram ao disparo de misseis da Faixa de Gaza que foram respondidos de forma desproporcional pelo exército de Israel e causaram 24 mortes, nove crianças entre elas, após uma noite de ataques contra Gaza.

O povo palestino tem sofrido todos os tipos de violências pelas forças da ocupação israelense, com o aprisionamento injusto de mais de 4500 cidadãos, entre eles menores, mulheres, doentes e prisioneiros que passaram 40 anos na prisão injustamente, diariamente humilhados e torturados pelas forças de segurança.

O confisco de terras e as construções de unidades habitacionais ilegais em propriedades palestinas impedem o direito de ir e vir e negam direitos inalienáveis do povo palestino, como o direito de retorno, o direito de autodeterminação, ao exercício da própria religião nos espaços sagrados da cidade de Jerusalém, demolindo casas e expulsando os residentes palestinos.

Israel sempre foi condenado pelos seus crimes praticados contra os palestinos nos territórios ocupados, e recentemente, o Corte Criminal Internacional decidiu abrir uma investigação de crimes contra esse Estado no território ocupado em 1967, comprovando o fato de que os palestinos são vítimas de políticas agressivas praticadas pelo exercito de Israel.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.