Pular para o conteúdo principal

Maringá sem PAI


Um dos instrumentos mais poderosos (e indispensável) de qualquer plano diretor é o PAI - Plano de Ação de Investimenrtos. É ele que regula, verdadeiramente, a política de ocupação do solo urbano e sobretudo a função social dos vazios. Londrina foi o único grande município do Paraná a contar com um plano diretor regulamentado de conformidade com o que foi discutido nas assembléias que levaram a elaboração do PD. Isso foi feito na segunda gestão Nedson (PT). Em Maringá, a administração petista deixou passar batido a oportunidade de regulamentar o Plano Diretor que elaborou ao longo de quase dois anos de discussão. Terminou o mandato Zé Cláudio/João Ivo e o PD ficou para ser regulamentado pela gestão pepista de Silvio Magalhães Barros II. Houve a regulamentação sim, mas suprimiram instrumentos importantes que, se implementados, teriam disponibilizado muita terra da área urbana para habitação e teriam, enfim, colocado um freio na especulação imobiliária, que hoje joga o preço dos imóveis na cidade lá pra estratosfera.Por exemplo: o imposto progressivo, que Londrina já aplica com rigor e que em Maringá tornou-se apenas um instrumento de retórica política, sem efeito prático nenhum. Coisa pra inglês ver, como se diz lá nas Ilhas Malvinas. Moral da história: Maringá é hoje uma cidade órfã de PAI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?