Pular para o conteúdo principal

Isso é história

Noite gelada de 17 de julho de 1975.O clima estava quente no
auditório da Câmara Municipal de Maringá. Motivo: convençao do MDB. O grupo liderado por Horácio Racanello ganhou o diretório com mais de 60% dos votos. Os emedebistas ligados ao prefeito Silvio Barros nao se conformaram. Tentaram criar um fato político para anular a convençao. Para isso, o professor Jesus Hernandes, vereador e ex-chefe de gabinete do prefeito, colocou o livro de ata embaixo do braço e tentou sair correndo. Levou sopapo pra todo lado e o livro acabou nas maos do horacista Otávio Laurindo. Resultado: o presidente do Diretório Estadual, Euclides Scalco ,interviu no MDB de Maringá. A intervençao foi boa para Silvio Barros que conseguiu manobrar a legenda 1 do MDB, colocando seu secretário de serviços públicos Antonio Assunçao , um candidato fraco, para concorrer a Prefeitura em 1976. Assunçao nao somaria nada para ajudar o candidato mais forte do partido, justamente Horácio Racanello. Para piorar ainda mais a situaçao do MDB, o vice de Silvio ,Walber Guimaraes, brigou com o prefeito e saiu candidato de si mesmo por outra sublegenda, sem chance de se eleger e nem de ajudar Horácio. Melhor para Joao Paulino, o candidato mais forte da Arena. Horácio fez uma votaçao extraordinária,mas perdeu na soma das sublegendas. Said Ferreira e Gabriel Sampaio,os outros dois candidatos arenistas fizeram muito voto e ajudaram a eleger o candidato que Silvio queria, embora fosse Joao Paulino do partido adversário.
Já em 1970, Silvio Barros havia impedido que Horácio Racanello se elegesse deputado estadual. Lançou para atrapalha-lo o mesmo Antonio Assunçao,que acabou desmontando alguns esquemas de Horácio na regiao. Silvio era candidato a federal e apesar das divergencias pessoais, Horácio honrou com ele todos os compromissos partidários assumidos. Inclusive, Horácio impediu que o MDB de Astorga abandonasse a candidatura Silvio Barros e passasse a apoiar Antonio Anibelli. Resultado: Silvio ficou com a última vaga do MDB, desbancando Anibelli por uma mixaria de votos. E Horácio, ficou de fora por pouco mais de 200 votos. Assunçao passou longe mas tirou nao só a possibilidade de Horacio se eleger, mas tambem atrapalhou a vitoiria do professor Renato Bernardi. Maringa teria feito Horácio e Renato deputados estaduais naquele ano.

Comentários

Anônimo disse…
Porra Messias. A putaria e a sacanagem com os propensos amigos então já vem de longa data? É de família a coisa, me parece...
Anônimo disse…
É messias o tempo passa e as histórias se repetem, veja o PT lançou o Marino só para atrabalhar o Jõao Ivo.
Unknown disse…
MESSIAS,

É MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS COMO VC QUE SE PREOCUPAM EM NÃO DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO A HISTÓRIA POLÍTICA DE MARINGÁ./ HORÁCIO RACCANELLO FOI E SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO DE HONESTIDADE, PRINCIPALMENTE NA POLÍTICA, E MOTIVO DE MUITO ORGULHO PRÁ NOSSA FAMÍLIA.

PAULA RACCANELLO
Téo Souto Maior disse…
Messias,

Concordo com a Paula Raccanello da importância de não deixar cair no esquecimento fatos políticos que privaram Maringá de ter na Assembléia Legislativa do Paraná um intelectual honesto, culto e brilhante como o advogado e professor Horácio Raccanelo Filho.


Laércio Souto Maior
Ola:

Moro em Curitiba e conheci bem o Horacio Raccanello. Um excelente sujeito, que faz muita falta hoje em dia. Conheci tambem a paula racanello - trabalhei com ela no DETRAN-Pr - Gostaria de saber por onde ela anda - Tenho meu blog na Internet em : http://blogdomariomello.blogspot.com

Tentei acessar o blog ou contato dela, mas aparece como indisponivel.

Um abraço e visite-me em
http://blogdomariomello.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Começou mal,muito mal

   Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira   no Juvevê   foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.  

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.