Era uma vez um quarteirão inteiro de sombra. As árvores formavam uma espécie de túnel neste pedaço da Rua dos Gerânios, no Jardim Guaporé. As árvores da esquerda(sentido Borba Gato-Hospital do Câncer) foram podadas e agora estão sendo arrancadas. Me disseram que o extermínio está sendo feito pelo dono do imóvel , que teria tido autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Motivo: as raízes das árvores estariam arrebentando a calçada e ameaçando o muro da mansão. Segundo um amigo que entende de árvores, trata-se de ficos, uma espécie que existe aos montes em Maringá e precisa ser substituída, devido ao poder de destruição de calçadas, muros e asfalto que ela tem. E parece - não tenho certeza ainda - que a espécie pode ser cortada pelo proprietário do imóvel, porque uma lei municipal do Valter Guerles autoriza. Não consegui falar com o Secretário dos Transportes , que em janeiro deve voltar para a Câmara, mas continuo tentando.
Cá pra nós: o extermínio dessas árvores aí pode até estar amparado em lei, mas que é de se lamentar, isto é.
Em tempo: disse-me agora há pouco um engenheiro amigo, que o fico pode ser plantado sim, mas dentro de tubo de pvc, para que suas raízes cresçam para baixo e não para os lados, como ocorre na maioria dos casos. Uma coisa é certa: que sombra maravilhosa que tem esse danado desse fico, sô!
Comentários
Esse festival da moto-serra que durou o dia inteiro foi avassalador, do fundo de casa eu tambem tirei uma foto dos homens "trabalhando"..é triste, por mais que seja com motivos...
a rua ficou horrivel.