Pular para o conteúdo principal

Tio Sam e a tragédia humana no México


O NAFTA, tratado norte-americano de livre comércio, entrou em vigor em 1992 para durar 15 anos. Em 94 espalhou Maquilas (indústrias de automóveis) pelo México, uma forma da indústria automobilística dos Estados Unidos usar a mão de obra barata do país vizinho. E exatos 16 anos depois, o que se vê nas cidades de fronteira é miséria, crescimento descontrolado do tráfico de drogas e um índice de criminalidade assustador. Claro, a origem disso tudo é o desemprego que as Maquilas produziram, depois de chuparem a laranja e jogar o bagaço fora. Uma tragédia humana é o que se vê na terra de Zapata, produzida pelo apetide voraz do processo produtivo de Tio Sam. Não sem outra razão, os EUA fazem de tudo para inviabilizar o Mercosul, que o presidenciável José Serra também adoraria detonar. Deus salve a América de Bolívar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.