Pular para o conteúdo principal

Tio Sam e a tragédia humana no México


O NAFTA, tratado norte-americano de livre comércio, entrou em vigor em 1992 para durar 15 anos. Em 94 espalhou Maquilas (indústrias de automóveis) pelo México, uma forma da indústria automobilística dos Estados Unidos usar a mão de obra barata do país vizinho. E exatos 16 anos depois, o que se vê nas cidades de fronteira é miséria, crescimento descontrolado do tráfico de drogas e um índice de criminalidade assustador. Claro, a origem disso tudo é o desemprego que as Maquilas produziram, depois de chuparem a laranja e jogar o bagaço fora. Uma tragédia humana é o que se vê na terra de Zapata, produzida pelo apetide voraz do processo produtivo de Tio Sam. Não sem outra razão, os EUA fazem de tudo para inviabilizar o Mercosul, que o presidenciável José Serra também adoraria detonar. Deus salve a América de Bolívar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.