Pular para o conteúdo principal

UEM, ano 40

Já contei aqui a história da assinatura do decreto de criação da UEM no capô do carro do prefeito de Maringá,Adriano Valente. Mas antes desse acontecimento, o governador Paulo Pimentel anulou, após pressão de lideranças políticas da região, um protocolo de intenções firmado entre seu antecessor Ney Braga e os prefeitos Luiz de Carvalho, de Maringá e Milton Menezes, de Londrinaa , que definia a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Essa instituição teria sede em Londrina e inviabilizaria a criação de uma universidade em Maringá. Surpreso ao descobrir a existência de tal protocolo e inconformado ao perceber que ficaria difícil a criação da UEM, Adriano foi a luta e liderou a pressão política pra cima de Paulo Pimentel.
Mas, por sugestão do seu assessor José Manoel Ribeiro, que viria ser diretor da Codemar, Adriano Valente aconselhou o governador a criar três universidades no interior e assim se ver livre da quase obrigatoriedade de tirar do papel a Universidade Estadual do Norte do Paraná.Pimentel gostou da saída e decidiu então, criar a UEM, a UEL e a Universidade de Cascavel. O decreto de criação da UEM teve alguns problemas, o governador ainda resistiu, "esquecendo" de promulgá-lo,mas depois acabou tudo bem.
"Dr. Adriano era um homem de visão, um semeador de idéias e implementador de grandes projetos", disse-me anteontem enquanto tomávamos um expresso no Café Cremoso, o emprésário do setor imobiliário José Manoel Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.