Pular para o conteúdo principal

UEM, ano 40

Já contei aqui a história da assinatura do decreto de criação da UEM no capô do carro do prefeito de Maringá,Adriano Valente. Mas antes desse acontecimento, o governador Paulo Pimentel anulou, após pressão de lideranças políticas da região, um protocolo de intenções firmado entre seu antecessor Ney Braga e os prefeitos Luiz de Carvalho, de Maringá e Milton Menezes, de Londrinaa , que definia a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Essa instituição teria sede em Londrina e inviabilizaria a criação de uma universidade em Maringá. Surpreso ao descobrir a existência de tal protocolo e inconformado ao perceber que ficaria difícil a criação da UEM, Adriano foi a luta e liderou a pressão política pra cima de Paulo Pimentel.
Mas, por sugestão do seu assessor José Manoel Ribeiro, que viria ser diretor da Codemar, Adriano Valente aconselhou o governador a criar três universidades no interior e assim se ver livre da quase obrigatoriedade de tirar do papel a Universidade Estadual do Norte do Paraná.Pimentel gostou da saída e decidiu então, criar a UEM, a UEL e a Universidade de Cascavel. O decreto de criação da UEM teve alguns problemas, o governador ainda resistiu, "esquecendo" de promulgá-lo,mas depois acabou tudo bem.
"Dr. Adriano era um homem de visão, um semeador de idéias e implementador de grandes projetos", disse-me anteontem enquanto tomávamos um expresso no Café Cremoso, o emprésário do setor imobiliário José Manoel Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.