Pular para o conteúdo principal

Isso é história

Noite gelada de 17 de julho de 1975.O clima estava quente no
auditório da Câmara Municipal de Maringá. Motivo: convençao do MDB. O grupo liderado por Horácio Racanello ganhou o diretório com mais de 60% dos votos. Os emedebistas ligados ao prefeito Silvio Barros nao se conformaram. Tentaram criar um fato político para anular a convençao. Para isso, o professor Jesus Hernandes, vereador e ex-chefe de gabinete do prefeito, colocou o livro de ata embaixo do braço e tentou sair correndo. Levou sopapo pra todo lado e o livro acabou nas maos do horacista Otávio Laurindo. Resultado: o presidente do Diretório Estadual, Euclides Scalco ,interviu no MDB de Maringá. A intervençao foi boa para Silvio Barros que conseguiu manobrar a legenda 1 do MDB, colocando seu secretário de serviços públicos Antonio Assunçao , um candidato fraco, para concorrer a Prefeitura em 1976. Assunçao nao somaria nada para ajudar o candidato mais forte do partido, justamente Horácio Racanello. Para piorar ainda mais a situaçao do MDB, o vice de Silvio ,Walber Guimaraes, brigou com o prefeito e saiu candidato de si mesmo por outra sublegenda, sem chance de se eleger e nem de ajudar Horácio. Melhor para Joao Paulino, o candidato mais forte da Arena. Horácio fez uma votaçao extraordinária,mas perdeu na soma das sublegendas. Said Ferreira e Gabriel Sampaio,os outros dois candidatos arenistas fizeram muito voto e ajudaram a eleger o candidato que Silvio queria, embora fosse Joao Paulino do partido adversário.
Já em 1970, Silvio Barros havia impedido que Horácio Racanello se elegesse deputado estadual. Lançou para atrapalha-lo o mesmo Antonio Assunçao,que acabou desmontando alguns esquemas de Horácio na regiao. Silvio era candidato a federal e apesar das divergencias pessoais, Horácio honrou com ele todos os compromissos partidários assumidos. Inclusive, Horácio impediu que o MDB de Astorga abandonasse a candidatura Silvio Barros e passasse a apoiar Antonio Anibelli. Resultado: Silvio ficou com a última vaga do MDB, desbancando Anibelli por uma mixaria de votos. E Horácio, ficou de fora por pouco mais de 200 votos. Assunçao passou longe mas tirou nao só a possibilidade de Horacio se eleger, mas tambem atrapalhou a vitoiria do professor Renato Bernardi. Maringa teria feito Horácio e Renato deputados estaduais naquele ano.

Comentários

Anônimo disse…
Porra Messias. A putaria e a sacanagem com os propensos amigos então já vem de longa data? É de família a coisa, me parece...
Anônimo disse…
É messias o tempo passa e as histórias se repetem, veja o PT lançou o Marino só para atrabalhar o Jõao Ivo.
Unknown disse…
MESSIAS,

É MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS COMO VC QUE SE PREOCUPAM EM NÃO DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO A HISTÓRIA POLÍTICA DE MARINGÁ./ HORÁCIO RACCANELLO FOI E SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO DE HONESTIDADE, PRINCIPALMENTE NA POLÍTICA, E MOTIVO DE MUITO ORGULHO PRÁ NOSSA FAMÍLIA.

PAULA RACCANELLO
Téo Souto Maior disse…
Messias,

Concordo com a Paula Raccanello da importância de não deixar cair no esquecimento fatos políticos que privaram Maringá de ter na Assembléia Legislativa do Paraná um intelectual honesto, culto e brilhante como o advogado e professor Horácio Raccanelo Filho.


Laércio Souto Maior
Ola:

Moro em Curitiba e conheci bem o Horacio Raccanello. Um excelente sujeito, que faz muita falta hoje em dia. Conheci tambem a paula racanello - trabalhei com ela no DETRAN-Pr - Gostaria de saber por onde ela anda - Tenho meu blog na Internet em : http://blogdomariomello.blogspot.com

Tentei acessar o blog ou contato dela, mas aparece como indisponivel.

Um abraço e visite-me em
http://blogdomariomello.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.