O trem de passageiros do Norte do Paraná deve entrar em operação até 2010. O Ministério dos Transportes já está fazendo o projeto técnico, uma vez que os estudos de viabilidade econômica foram realizados em 2004 e apresentados por diretores do BNDES ao então prefeito João Ivo Caleffi, mostrando ser Maringá-Londrina um dos trechos mais rentáveis do país para o transporte ferroviário de passageiros. Colocar este trem nos trilhos é compromisso de campanha do presidente Lula, assumido também no Paraná pelos dois candidatos a governador - Requião (vitorioso) e Osmar Dias.
Está definido que a linha férrea não será mudada para bitola larga, o trem de passageiros correrá pela bitola estreita mesmo, mas em alguns trechos haverá linha paralela, para facilitar o controle de tráfego das composições no trecho Paiçandu-Ibiporã. O trem será moderno, com vagões confortáveis. Mas há um detalhe que preocupa: o péssimo estado de conservação da ferrovia. Será que o próprio Ministério dos Transportes, por meio do Denit, vai melhorar as condições da estrada de ferro ou forçará a ALL a fazê-lo?. Não sei como é esse contrato de concessão que a Rede Ferroviária firmou com a América Latina Logística, mas é visível o desleixo absurdo com a manutenção da ferrovia , utilizada pela holding para ganhar rios de dijnheiro.Recentemente comentei aqui neste blog a preocupação de um engenheiro aposentado com a falta de manutenção preventiva, por exemplo, no túnel da Av. Hoirácio Racanello, em Maringá. E nem é preciso entrar lá para ver como a ferrovia está mal cuidada. Basta ver as passagens de nível.
Está definido que a linha férrea não será mudada para bitola larga, o trem de passageiros correrá pela bitola estreita mesmo, mas em alguns trechos haverá linha paralela, para facilitar o controle de tráfego das composições no trecho Paiçandu-Ibiporã. O trem será moderno, com vagões confortáveis. Mas há um detalhe que preocupa: o péssimo estado de conservação da ferrovia. Será que o próprio Ministério dos Transportes, por meio do Denit, vai melhorar as condições da estrada de ferro ou forçará a ALL a fazê-lo?. Não sei como é esse contrato de concessão que a Rede Ferroviária firmou com a América Latina Logística, mas é visível o desleixo absurdo com a manutenção da ferrovia , utilizada pela holding para ganhar rios de dijnheiro.Recentemente comentei aqui neste blog a preocupação de um engenheiro aposentado com a falta de manutenção preventiva, por exemplo, no túnel da Av. Hoirácio Racanello, em Maringá. E nem é preciso entrar lá para ver como a ferrovia está mal cuidada. Basta ver as passagens de nível.
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