Pular para o conteúdo principal

Porta aberta para a corrupção

" Eu acho que é uma brecha para a sonegação e exploração de mão-de-obra. Eu, Reiynaldo Carrara, trabalhei uma semana para os terceirizados na substituição de luminárias das escolas municipais de Maringá. Isso foi no mês de junho e até hoje não me deram satisfação e não vi a cor da grana".
Reynaldo Carrara
Servidor Público de Maringá

Meu comentário: Este depoimento está no blog do Sismmar. Aproveito a deixa para assinar embaixo, porque fui vítima de uma empresa dessas, quando trabalhei (terceirizado) como Assessor de Imprensa da Sanepar. A empregadora (conhecida como Mercado) anoiteceu e não amanheceu. Eu e centenas de outros trabalhadores levamos calote. Muitos nem receberam verbas rescisórias e não tinham a quem reclamar, embora em algumas ações trabalhistas a estatal entrou como solidária e acabou pagando a conta. Conheço vários outros casos de calote de prestadoras de serviços na área pública. Lembro também do caso de um jornalista amigo meu que foi assessorar o senador Amir Lando na Previdência Social, quando este foi nomeado ministro no começo do primeiro mandato do presidente Lula. Contratado por uma terceirizada, já que não tinha como entrar na folha de pagamento do Ministério,trabalhou e não viu a cor do dinheiro. Entrou com ação trabalhista e como eu, demandou na justiça contra um fantasma, porque a empresa simplesmente desapareceu e seus proprietários "caparam o gato".
Não é só por isso que tenho sérias restrições à terceirização e privatização da coisa pública. A questão é conceitual, mas esses exemplos isolados servem como reforço de argumento e até, como prova cabal de que a terceirização (ou privatização) na gestão pública, pode significar uma porta aberta para a corrupção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.