Pular para o conteúdo principal

Dores de cabeça por ações eticamente irresponsáveis

18.06.09
A quem cabe a culpa pelo problema do lixo que está chegando ao limite na cidade? A Prefeitura coleta mas não tem mais aonde colocar as 300 toneladas diárias que recolhe nas ruas. Este é um velho dilema, vem de várias administrações. O Governo Popular (Zé Cláudio/João Ivo) fechou o lixão mas não conseguiu viabilizar o novo aterro, "barrado no baile" pelo IAP do Paulino Mexia, que mesmo tendo lá suas responsabilidades, foge da imprensa como o diabo foge da cruz toda vez que é instado a dar sua posição.
Lá atrás, o prefeito Said Ferreira tentou uma solução, que ao seu ver seria definitiva, com a usina de reciclagem,mas a usina foi abandonada pelo sucessor Ricardo Barros, que também não se empenhou para encontrar outra saída.
Mas de todas as saídas tentadas, a do Biopuster até que poderia ter se viabilizado, não fosse a compulsão da "administração cidadã" pela ilegalidade. Advertida foi, tanto pelo Ministério Público quanto pela justiça. Como pode o Poder Público firmar contratos milionários sem licitação, como o que fez com a Transresíduo, passando por cima da lei das concessões públicas? Aquele contrato no valor de U$ 1 milhão ao câmbio da época, chegou a ser aceito pelo Ministério Público ante o argumento de tratar-se de uma emergência.Mas depois, o MP caiu em si.Até o Tribunal de Contas não engoliu a história da emergência, para a solução de um problema de 30 anos.
O contrato , claro, foi declarado ilegal, e isso ainda poderá trazer consequências para o gestor, que deve se imaginar blindado contra problemas jurídicos.
Com o Biopuster novamente incorreram em ilegalidade, firmando um contrato de experiência que acabou questionado pelo Ministério Público. Na verdade, quiseram fazer laboratório em Maringá. Tanto que o tratamento pelo processo biopuster foi oferecido a vários municípios da região da Amusep, mas alguns prefeitos (gestão anterior) se assustaram com o custo do tratamento por tonelada de lixo coletado.
Agora, a situação se complica ainda mais, simplesmente porque a ilegalidade do contrato com a Transresíduo e agora com o sistema Biopuster, atrasou ainda mais a solução definitiva.
A administração municipal precisa se virar nos 30 para resolver este grave, gravíssimo problema urbano. A Câmara, que só sabe dizer amém, precisa assumir o seu papel e entrar nesta parada com a responsabilidade que a maioria dos atuais vereadores ainda não teve. E Observatório Social, e a SER? Aonde eles estarão quando o prefeito não tiver mais onde depositar o lixo que os caminhões coletam nas ruas da cidade? Será que o Costa Paulo vai se manifestar sobre este festival de irregularidades que pode terminar nesta tragédia urbana da interrupção da coleta? Ou será que vai engrossar o coro dos descontentes com a justiça e com os promotores do meio-ambiente e de defesa do patrimônio público?
Hare Baba!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.