Pular para o conteúdo principal

Lorca olha a Espanha e quem olha o Brasil, ôlho no ôlho?


Eu já tinha visto esta foto, mas revendo-a esta manhã no blog Conversa Afiada, fiquei pensando: se o poeta fuzilado pelo generalíssimo Franco em 1936 faz a Espanha se confrontar com o seu passado, que olhar faz o Brasil refletir sobre os seus recentes anos de chumbo?
É muito forte e chocante a foto de Herzog pendurado numa cela do Doi-Codi,mas acho que os craques da iconografia deveriam buscar um olhar como o de Lorca para que os defensores da tortura pulguem seus pecados e nossa democracia se arme contra saudosistas da "ditabranda".

Comentários

DENIS DIAS disse…
Sem chance, Messias. Eles preferem o cartaz do gabinete do deputado jair Bolsonaro(aquele do "o erro foi torturar e não matar"), que faz uma alusão á guerrilha do Araguai: "Quem procura osso é cachorro". Ou então a imagem do delegado carrasco Fleury todo de branco.
Anônimo disse…
Messias, adoro ler seu blog porque aprendo muito. Por exemplo: durante a vida inteira meus professores ensinaram que olho não tem acento. Você escreveu duas vez com acento. Claro que você, o pai da sabedoria, O melhor jornalista de Maringá, como disse um tal de Angelo Rigon, está certo. Então, a partir de hoje vou escrever ôlho. É claro que se O Diário tivesse escrito Ôlho, voce o tal Rigon estaria tirando sarro no jornal.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?