Pular para o conteúdo principal

"Querida, encolhi Maringá"

Em 2004, segundo levantamento feito pelos técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Maringá tenha 42% de áreas vazias em seu perímetro urbano, aí incluindo terrenos destinados a parques industriais e alguns "latifúndios", como o pedaço de terra remanescente da fazenda dos Dias; aquela área enorme localizada entre o Jardim Liberade e o Conjunto Requião e uma "fazendinha" na Zona Sul, alí pelos lados do Conjunto Santa Felicidade.
Será que todas essas áreas foram suprimidas dos novos mapas elaborados pelo Guatassara Boeira? Sim, porque ele disse ontem na audiência pública transformada pelo próprio em mera reunião, que Maringá só possui 4,07% de áreas vazias em seu perímetro urbano. Com esse percentual, estaria justificado o "assassinato" do Plano Diretor que a "administração cidadã" planeja, com objetivo que dá pra desconfiar.
Boeira se vê agora com um novo trunfo nas mãos para perpetrar esta sandice: as 6 mil unidades do programa do governo federal "Minha Casa, Minha Gente".Hoje no O Diário o super-secretário diz claramente que sem expandir o perímetro urbano não tem como viabilizar essas casas, pois na sua visão distorcida, falta terreno em Maringá.
Ao ler tal declaração, que me parece crônica de uma chantagem anunciada, lembrei logo do cientista Wayne Szalinsky. No filme "Querida, encolhi as crianças", ele constrói uma máquina que, acidentalmente, encolhe seus filhos e os dos vizinhos.
Claro, no caso de Maringá, o "acidente" não é obra de ficção, mas um golpe real no futuro da cidade.

Comentários

Editor disse…
Messias, as casas desse projeto, me parece, serão 2.893 unidades.
DENIS DIAS disse…
não eram 10.000 que foram reduzidas p/ 6.000?
Ana Lúcia Rodrigues disse…
Messias, tenho alguns mapas dos locais onde as residências do Programa Minha Casa, Minha Vida serão construídas e a maioria delas não será nas áreas da Macrozona de Contenção, mesmo porque construir naquele extremo da periferia do município, significaria, novamente, deslocar população pobre para o mais longe possível. É preciso esclarecer qual o real uso será dado a tais áreas e, também, se foram realizadas muitas transações de compra e venda com elas recentemente.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?