Pular para o conteúdo principal

É preciso compreender a farsa para evitar a tragédia

 

Os ministros militares não queriam deixar Jango assumir a presidência após a renúncia de Jânio. A elite brasileira e a classe média idiotizada também não queriam, porque suspeitavam ser João Goulart um comunista. Ainda mais que ele estava retornando da China, onde , em missão diplomática, esteve com Mao Tsé-tung. Mas Jango era um estanceiro, de comunista não tinha nada. Era, porém,  um homem de ideias avançadas, preocupado com o social. Seu bom relacionamento com os trabalhadores, por meio dos sindicatos, incomodava os grandes empresários e provocava comichão nos militares. Mas ele precisava assumir, porque era assim que previa a Constituição da República. 

O jeito foi tramar um remendo. Fizeram então o parlamentarismo, por meio de uma PEC (ah, as PECs!) , Jango assumiu como chefe de estado, mas não governava. Incomodado com o seu papel de rainha da Inglaterra, Jango manobrou para ter um plebiscito. Teve e a população derrubou o sistema gestado nas coxas. João Goulart passou a governar, planejou reformas de base profundas, inclusive a reforma agrária. Não demorou e veio o golpe militar de 1º. De abril, que ficou como sendo 31 de março por ser 1º. de abril o dia da mentira.

A justificativa era o risco do comunismo no Brasil, uma farsa parecida com o da Intentona Comunista que justificou a Carta Polaca de 1937. A história se repete e volta e meia ressurge como farsa ou como tragédia. Atualmente, na era Bolsonaro surge  das duas formas. Urge que a sociedade brasileira compreenda a farsa e se qualifique para em outubro, evitar a tragédia.


Comentários

Luiz Roberto disse…
Se Jango governasse de fato o Brasil seria um país de primeiro mundo, mas ai veio a sangrenta didatura militar e colocou o Brasil no 3° mundo, ao invés dos brucutus militares assassinos, teriamos Jango presidente e depois Brizola. JK e Jango de novo, que maravilha seria o Brasil Hoje Messias.
Anônimo disse…
TODA ESSA MILICADA, POLITICOS DO CENTRÃO E PENTECOSTAIS DE SATANÁS QUE ACAMPARAM JUNTO AO VERME DESPRÉZIVEL E KANCEROSO QUE ESTÁ NO DESGOVERNO DA NAÇÃO SÓ TINHA,TÊM E TERÁ UNICO OBJETIVO : DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO E MATAR O POVO BRASILEIRO DE FOME...ESQUECI ALGO ???
Irineu disse…
Este “novo 64”, ainda que lá na cabeça insana de seus promotores agora, não é invocado contra a “ameaça vermelha”. Se tanto, pela ‘cor-de-rosa”, obcecados que são nosso conservadores com o gayzismo subversivo, depois que ficaram no ridículas as alegações de lavouras de maconha nos terrenos das universidade. Também não é contra a crise econômica, porque o governo é deles, o ministério é deles e a grande maioria dos poderosos – e todo-poderosos – do dinheiro também é deles.

O Congresso também não está “dominado pela esquerda”, que não tem número nem para fazer o terço necessário a impedir mudanças constitucionais. O Orçamento secreto e o loteamento de cargos garantem nele folgadíssima maioria.

Também a polícia só aparenta causar problemas ao governo por conta de um naco suculento que lhe foi prometido e até agora não entregue.

Os soldos militares foram revistos e as remunerações de quem vai para a reserva não sofreram o castigo imposto aos civis e, para vários milhares, os cargos de nomeação garantem que, agora, “prontidão” nunca mais.

Não se pode reclamar do Supremo Tribunal Federal: atendeu ao “bilete” do general, deixou fora das urnas de 2018 o capitão que cevaram e, com ele eleito e secundado por uma tropa de generais, tiveram tudo para fazer o governo como bem quisesse. Um atraso ou outro no “liberou geral” do armamento para os tarados que se realizam furando a tiros figuras de papelão não chegou a comprometer o “armas a granel” que se erigiu como fundamento da liberdade.

Então contra o que é o golpe que se apregoa aos quatro ventos, que se ameaça todo o tempo, que se ensaia com medidas arbitrárias, que se anuncia com os “acabou, porra!” presidenciais?

Ora, é simples e evidente: o golpe é contra o voto popular, que esboça eleger aquele que, com tudo o que tiveram nas mãos, destruir.

É por isso que precisam arranjar motivos para tentá-lo antes de outubro, para que embora evidente que não, é a maioria que o deseja.
E, para isso, serve até mesmo a figura insólita de um boçal, com seu discurso de latrina, o qual está inscrevendo na porta da sua latrina verbal o nome de quem o protege.

De latrinas, o sr. Bolsonaro conhece bem, desde que planejou explodi-las num quartel.
Carlos disse…
GOLPISMO EM MARCHA! Bolsonaro sobe um grau na empreitada golpista ao envolver o Exército em suas loucuras contra o sistema eleitoral. Caso não tenha força para melar as eleições, Bolsonaro fará de tudo para incentivar o vandalismo político. O golpismo deve ser punido com prisão.
Dona Maria disse…
Passados mais de 20 HORAS que um bolsonarista assassinou um líder do PT invadindo sua festa de aniversário e nem Bolsonaro,familicia,ministros e Lira se manifestaram repudiando o crime de ódio.É preciso varrer está escória fascista do poder.NÃO NOS CALARÃO!#ForaBolsonaro.
BOLSONARISMO MATA!

Bolsonarismo espalha o ódio e a intolerância. O assassinato em Foz do Iguaçu não é um fato isolado. Toda solidariedade aos familiares e amigos de Marcelo Arruda.

GRAVÍSSIMO o ocorrido em Foz do Iguaçu. Líder do PT assassinado por um bolsonarista. Basta de violência política. É preciso garantir o processo democrático de forma pacífica, segura e livre.
Décio disse…
Caso uma insurreição armada aconteça na hipótese de Bozo não ser reeleito, os generais que fazem parte do governo devem também deve ser responsabilizados, pois ficaram calados diante dessa aberração.

Facilitar as condições para uma guerra civil configura um crime de alta traição à patria.

Uma guerra civil, um país altamente dividido definitivamente não interessa à soberania nacional, mas certamente ao imperialismo.
Anônimo disse…
Parece coisa de terrorista islâmico que chega gritando "Allahu Akbar". São os terroristas bolsonaristas. Outros virão, todo cuidado é pouco Messias, como voto no Lula, vou começar a me cuidadar destes terrorristas.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.