Pular para o conteúdo principal

Cadê o fundamental?

Na inauguração de 71 casas da Cohapar hoje à tarde nos fundos do Conjunto Madri, o prefeito em exercício Roberto Pupim arrolou números que provocou olhares irônicos na platéia que se abrigava do Sol embaixo de toldos. Nas contas dele, a administração Silvio-Pupuim chegará logo a cerca de 3 mil casas. Pelas ionformações que se tem, não chega a 100 até agora, porque dos conjuntos inaugurados neste ano eleitoral, boa parte deles já estava começado em 2004, como era o caso do Vilajo Treviso.
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, disse em sua fala que construiu 35 mil casas quando foi prefeito de Curitiba. Um funcionário antigo da cooperativa confirmou o feito.
Bom de oratória, discurso bíblico com tom de sacerdote, Greca começou pedindo que todos ouvissem com atenção a música da família, do padre Zezinho, interpretada, ao que parece, pela cantora Joana.
Depois aconselhou os donos das casas que estavam sendo entregues, que não se endividassem, que não levassem para o novo lar, móveis muito velhos e trastes. Terminado o discurso, uma senhora brincou com a amiga:"Gostei da parte que ele mandou a gente se desfazer dos trastes. Pensei no meu marido".

Sobre o conjunto habitacional , as casas são de bom padrão, mas fica numa baixada e sem um palmo de asfalto e nem calçada. É terrão do bravo e na rua central um cascalho, que os engenheiros preferem chamar de pavimento primário.
Perguntei a quem caberia a infra-estrutura do conjunto e um funcionário da Cohapar disse que era da prefeitura. O convênio com o estado prevê doação do terreno pelo municípío e o pavimento, que pode ser asfalto ou o primário (cascalhamento).
As prestações são pequenas e o mutuário fica com a casa quitada em seis anos, caso não atrase as prestações. Até aí, ótimo. Mas condições adequadas de moradia não se resumem a uma boa casa. Infra-estrutura para o bairro é fundamental. Portanto, as casas da parceria Cohapar-adminsitração cidadã, carecem do fundamental.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com vc Messias. Esses convenios com a Cohapar egigem do municipio o terreno e a infraestrutura, por isso, não fizemos as casas nas areas adquiridas pela administração do PT em Iguatemi e Floriano, pois faltavam recursos para a drenagem e pavimentação. Pois, sempre entendemos que morar bem e com conforto é um direito das camadas mais pobres da população e não só dos ricos. Se a administração exige que todos os loteamentos sejam contemplados com infraestrutura completa, por que os populares não são contemplados da mesma forma. Assim é facil fazer casas. Com o dinheiro da Coahpar.

Ronaldo Ramos
Secretário do Seduh
Adm. do PT
Anônimo disse…
As do Vilagio Treviso, perto da Policia federal foram assinadas pela administração doPT, em ato celebrado por mim e pelo eng. Claretee pela CEF..Essas não podem ser computadas pela atual administração..de fato,não chegaram a 300.

Ronaldo Ramos
Ex-Secretario do Seduh

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.