Pular para o conteúdo principal

Um abestado beleza, que debocha do que deve ser debochado


O nome dele é Francisco Everardo de Oliveira Silva. Mas o personagem que está em vias de receber a maior votação que um deputado federal já teve no país é Tiririca. Ele chama a si próprio e o eleitor de "abestado". Diz que não sabe o que um deputado federal faz, mas depois, quando estiver lá, ele conta. E pede o voto em Tiririca, porque "pior do que está, não fica".
A elite política brasileira, indignada com o deboche, ameaça cassar o registro de Tiririca. Na falta de argumentos mais consistentes, um promotor suspeita que Tiririca é analfabeto. Vai pedir para que a Justiça Eleitoral faça com ele um teste de escrita. Se for analfa,está fora. Mas como, se o cara pode votar, se está em pleno gozo de seus direitos políticos? A lei é clara: analfabeto vota mas não pode ser votado.
Bem, que não se mude esta lei, mas que os letratos façam uma reforma política a partir da próxima legislatura do Congresso Nacional para tornar o processo eleitoral mais decente. Instituir, por exemplo, o financiamento público de campanha, para que candidatos endinheirados não fiquem aí tentando comprar seus mandatos, alguns até rasgando dinheiro, outros jogando notas de R$ 50,00 pela janela e outros insinerando grana, na tentativa de comprar consciências.
Isso sim é escandaloso. Issso sim precisa ser combatido. E acho até que o eleitorado paulista que vai dar mais de 1 milhão de votos ao Tiririca, quer mesmo é protestar, avacalhar , debochar. Tiririca é o deboche em pessoa, como foi "Cacareco" na década de 60.
A disputa eleitoral é desequilibrada, injusta para bons candidatos que não tem recursos. O resultado final , após abertas as urnas, é geralmente desapontador, pois mantém sempre os mesmos, os de boca torta, mas que fingem ser inperceptível aquele defeito provocado pelo uso excessivo do cachimbo.
E viva o Tiririca, seus abestados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.