Pular para o conteúdo principal

Um abestado beleza, que debocha do que deve ser debochado


O nome dele é Francisco Everardo de Oliveira Silva. Mas o personagem que está em vias de receber a maior votação que um deputado federal já teve no país é Tiririca. Ele chama a si próprio e o eleitor de "abestado". Diz que não sabe o que um deputado federal faz, mas depois, quando estiver lá, ele conta. E pede o voto em Tiririca, porque "pior do que está, não fica".
A elite política brasileira, indignada com o deboche, ameaça cassar o registro de Tiririca. Na falta de argumentos mais consistentes, um promotor suspeita que Tiririca é analfabeto. Vai pedir para que a Justiça Eleitoral faça com ele um teste de escrita. Se for analfa,está fora. Mas como, se o cara pode votar, se está em pleno gozo de seus direitos políticos? A lei é clara: analfabeto vota mas não pode ser votado.
Bem, que não se mude esta lei, mas que os letratos façam uma reforma política a partir da próxima legislatura do Congresso Nacional para tornar o processo eleitoral mais decente. Instituir, por exemplo, o financiamento público de campanha, para que candidatos endinheirados não fiquem aí tentando comprar seus mandatos, alguns até rasgando dinheiro, outros jogando notas de R$ 50,00 pela janela e outros insinerando grana, na tentativa de comprar consciências.
Isso sim é escandaloso. Issso sim precisa ser combatido. E acho até que o eleitorado paulista que vai dar mais de 1 milhão de votos ao Tiririca, quer mesmo é protestar, avacalhar , debochar. Tiririca é o deboche em pessoa, como foi "Cacareco" na década de 60.
A disputa eleitoral é desequilibrada, injusta para bons candidatos que não tem recursos. O resultado final , após abertas as urnas, é geralmente desapontador, pois mantém sempre os mesmos, os de boca torta, mas que fingem ser inperceptível aquele defeito provocado pelo uso excessivo do cachimbo.
E viva o Tiririca, seus abestados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.