13 de dezembro de 2011

4 anos de atraso. Só 4 anos

O prefeito Silvio Barros enche a boca, até com certa razão, para anunciar que finalmente o trem deixa de congestionar o trânsito na Avenida 19 de Dezembro. Tudo muito bem, tudo muito ótimo, todo mundo contente com a notícia. Mas há um detalhe a ser considerado: aquele viaduto era para ter sido entregue em janeiro de 2008, conforme contrato firmado entre o município, o Denit e a CR Almeida em 2004. O atraso é de apena 4 anos. E podem acreditar, o culpado por isso foi o próprio prefeito e seu irmão (então deputado e vice-líder do governo Lula), que pararam a obra do Novo Centro com o objetivo de fazer aditivos e tirar mais dinheiro do governo federal. Tanto que o valor original do projeto de rebaixamento da linha e da super via (Avenida Horácio Racanello) é R$ 43,8 milhões e já está em mais de R$ 100 milhões, com o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria Geral da União) de ôlho nessa suspeita de superfaturamento.

5 comentários:

Ivan disse...

Messias, quando é do lado das oligarquias, as suspeitas nunca se confirmam. Não passam de suspeitas. A cega sempre alega falta de robustez das provas. A não ser quando se tata de tapiocas de oito reais. Cinquenta e cinco mihões de diferença é uma bela diferença. Pena que não seja considerada robusta.
Sob o jugo dos bacharéis esse País vai sendo saqueado, dia após dia.

Paulo Sergio disse...

Pelo menos o Silvio fez, vamos agradecer ao prefeito.

Anônimo disse...

MAIS UMA GRANDE OBRA DO PREEITO SILVIO, PARA DESESPERO DOS PETISTAS AHAHAHAHAHAHAHA.

Anônimo disse...

A OBRA É FEDERAL, PORTANTO O QUE TEM A VER COM O SILVIO, DEIXA DE SER MENTIROSO MESSIAS.

Meu Blogger disse...

Eu nem ia publicar esses comentários de leitores anônimos, mas resolvi fazê-los por eles me darem a oportunidade de esclarecer, pela enésima vez, alguns fatos relacionados a esta obra, que conheço bem.
O prazo de 40 meses para execução do projeto de rebaixamento da linha, inclusive com 7 viadutos,está no contrato a que me referi na nota. Quanto ao atraso proposital, isso ouvi da boca do diretor-presidente da Vega, que num encontro com o ex-coordenador da Região Metropolitana, João Ivo Caleffi, desabafou:"No início de 2005 estiveram aqui no escritório o prefeito Silvio Barros e o irmão dele, o deputado Ricardo. Pediram para ver o projeto do Novo Centro. Mostramos e o deputado disse que o projeto era uma merda e que pretendia paralisar a obra, refazer o projeto, conseguindo mais dinheiro do govenro federal. Eu disse a ele que não tinha como mexer em nada porque era obra licitada e já em andamento. Ele respondeu que conseguiria sim e iria fazer isso. E fez".
Além desse e outros fatos de conhecimento público, quem teve o cuidado de observar uma placa do Governo Federal colocado na passagem de nível da 19 de Dezembro deve ter visto lá a informação sobre o prazo para término daquele viaduto: janeiro de 2008.