O prefeito Silvio Barros enche a boca, até com certa razão, para anunciar que finalmente o trem deixa de congestionar o trânsito na Avenida 19 de Dezembro. Tudo muito bem, tudo muito ótimo, todo mundo contente com a notícia. Mas há um detalhe a ser considerado: aquele viaduto era para ter sido entregue em janeiro de 2008, conforme contrato firmado entre o município, o Denit e a CR Almeida em 2004. O atraso é de apena 4 anos. E podem acreditar, o culpado por isso foi o próprio prefeito e seu irmão (então deputado e vice-líder do governo Lula), que pararam a obra do Novo Centro com o objetivo de fazer aditivos e tirar mais dinheiro do governo federal. Tanto que o valor original do projeto de rebaixamento da linha e da super via (Avenida Horácio Racanello) é R$ 43,8 milhões e já está em mais de R$ 100 milhões, com o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria Geral da União) de ôlho nessa suspeita de superfaturamento.
Sergio Moro começou efetivamente sua vida de político neste sábado em Curitiba. Numa feira no Juvevê foi recebido com frieza pelo povo e ouviu muitos insultos. Chegou mudo e saiu clado, acompanhado de meia dúzia de assessores, inclusive uma cinegrafista. Ele disputa com Álvaro Dias, seu ex-fã e agora inimigo, a única vaga do Senado. Chances de vitória? Tem, mas são pequenas, pra não dizer, quase zero.
Comentários
Sob o jugo dos bacharéis esse País vai sendo saqueado, dia após dia.
O prazo de 40 meses para execução do projeto de rebaixamento da linha, inclusive com 7 viadutos,está no contrato a que me referi na nota. Quanto ao atraso proposital, isso ouvi da boca do diretor-presidente da Vega, que num encontro com o ex-coordenador da Região Metropolitana, João Ivo Caleffi, desabafou:"No início de 2005 estiveram aqui no escritório o prefeito Silvio Barros e o irmão dele, o deputado Ricardo. Pediram para ver o projeto do Novo Centro. Mostramos e o deputado disse que o projeto era uma merda e que pretendia paralisar a obra, refazer o projeto, conseguindo mais dinheiro do govenro federal. Eu disse a ele que não tinha como mexer em nada porque era obra licitada e já em andamento. Ele respondeu que conseguiria sim e iria fazer isso. E fez".
Além desse e outros fatos de conhecimento público, quem teve o cuidado de observar uma placa do Governo Federal colocado na passagem de nível da 19 de Dezembro deve ter visto lá a informação sobre o prazo para término daquele viaduto: janeiro de 2008.