Pular para o conteúdo principal

Rigon, direto de Brasília

"A aprovação do projeto Ficha Limpa, agora à noite, pela Câmara dos Deputados, é um importante passo para a desinfecção do quadro político brasileiro, tomado por muito malandro. Nesta quarta-feira à tarde serão votados os destaques do projeto, que ainda podem, porém, desfigurar a ideia inicial da sociedade brasileira".

Meu comentário: é quase certo que o projeto será desfigurado. Afinal, muitos fichas sujas estão participando das discussões e das votações. A mim não surpreenderá o resultado adverso àquele desejado pela sociedade. Restará , então, a mobilização de todos os cidadãos que se julgam politicamente corretos, pela depuração através do voto. Espero que ongs e instituições de grande credibilidade, trabalhem para mostrar aos eleitores, sem devorteios, os nomes de candidatos condenados. Não são poucos, alguns até com folhas corridas extensas,condenados em primeira, segunda e se valendo dos escapes da legislação para tentar manter a aparência de "limpos", enquando os processos não transitam em julgado.
Do ponto de vista legal, então, teremos muitos fichas sujas no processo eleitoral desse ano, pedindo votos e até pousando de vítimas. Por isso, é importante que
a sociedade organizada reaja, não deixando pedra sobre pedra.
Essa história de amaciar, em nome do "transitado em julgado" só serve para calcificar ainda mais a podridão que, convenhamos, quanto mais passa o tempo, mais difícil fica de ser removida. Uma vez que a emenda popular, por mais desfigurada que venha a ficar, sinaliza para o desejo da sociedade de passar o Brasil a limpo,cabe a cada eleitor fazer isso.
Em Maringá já tem gente pensando em painéis gigantes para expor os nomes dos fichas sujas daqui. Que os anjos digam amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?