Pular para o conteúdo principal

Ibope sob suspeita

Informa Cláudio Osti no "Paçoca com Cebola" que o Ibope está sendo novamente questionado em Londrina. O problema é a metodologia, que acaba interferindo no resultado da sondagem e por consequência, influenciando o eleitor. Noticiá Osti em seu blog:
"A coligacao Londrina Forte e Digna entrou com uma investigação judicial perante a 41a Zona Eleitoral pedindo a suspeição do IBOPE, em face de resultados antagônicos apresentados por duas das suas empresas IBOPE E IBOPE INTELIGENCIA, o que torna no minimo estranho os resultados e pode confundir o eleitor. Outro fato é o uso da RÁDIO BRASIL de propriedade do candidato BARBOSA NETO, por manter intima relação com o IBOPE para o fim de tentar interferir nos contratos de prestação de serviços da coligação forte e digna com o IBOPE INTELIGÊNCIA,o que deixa claro a interferência deste candidato através de sua concessionária de serviço público de comunicação para prejudicar a coligação de Hauly. este fato está provado com as trocas de mensagens pela internet entre ambos, onde o próprio Barbosa Neto juntou nos processos na Justiça eleitoral. A Coligação Forte e Digna não aceita os resultados das pesquisas do IBOPE".

Meu comentário:Vendo essas coisas começo a lembrar 1982 quando o Ibope tentou detonar a candidatura de Leonel Brizola a governador do Rio. Jogou Brizola pra baixo durante a campanha e depois, em parceria com a Rede Globo, tentou criar um clima de vitória para Moreira Franco, manipulando os dados das apurações, com o objetivo claro de encobrir uma possível fraude. O velho caudilho invadiu a redação da Globo e exigiu que o colocassem no ar. Fizeram isso e Brizola denunciou a Globo na própria Globo. O Fábio Perez, que apresentava ao vivo a "Marcha das Apurações" ficou todo corado mas não conseguiu impedir a descompostura em rede nacional. Brizola tinha em mãos a apuração paralela do JB, que já o apontava governador eleito. De lá pra cá o Ibope nunca mais foi o mesmo.Na esteira dessa perda de cridibilidade do principal instituto de pesquisas de opinião é que cresceram o Data Folha e o Vox Populi.

Comentários

Anônimo disse…
Em 82 eu era muito criança e daquelas eleições acompanhei apenas a apuração da minha cidade, ainda assim sem entender ao certo como funcionavam as coisas, porém mais adiante li muito sobre esse episódio ocorrido entre a Globo e o Brizola no Rio.
Seei que faz muito tempo, mas será que alguém tem essa gravação do Brizla entrando no ar pra denunciar a manipulação??? Gostaria muito de ver essa cena.
Anônimo disse…
É, treze, é treze, é treze, é treze...
E do outro lado é DESESPERO, é desespero, é DESEPERO...
E dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe....
Anônimo disse…
Vejam este filme sobre a Imprensa: http://br.youtube.com/watch?v=zXT2v6WDFNc
SÍLVIA OLIVEIRA disse…
Aqui em Curitiba nas últimas eleições o IBOPE só deu furo! O fato, inclusive, foi explorado pela candidata do PT (a Gleisi) durante esta campanha, já que as pesquisas apontavam o Beto Richa do PSDB eleito no 1º turno com mais de 70% dos votos. Dessa vez, o instituto de pesquisas acertou... mas nunca mais terá a credibilidade de antes!
Anônimo disse…
O IBOPE ESTAVA ERRADO MESMO...
SILVIO BARROS 2 TEVE MAIS VOTOS DO QUE ELE PREVIU....

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.