Pular para o conteúdo principal

Joel faz um contraponto à simplificação



Para quem costuma dizer que o problema dos bandidos nas ruas "são essas leis arcaicas, que o Congresso Nacional teima em não mudar", eis o que diz um especialista em legislação penal, o promotor aposentadop e agora advogado militante, Joel Coimbra:"Isso é o que muita gente fala e passa para a imprensa e o povo, mas não é a verdade. Os artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal permitem ao Juiz decretar a prisão preventiva do infrator, desde que fundamente adequadamente a sua decisão. No caso do assassino de um policial em Maringá dia desses, como tem várias passagens, ele pode ficar preso sim, para a "garantia da ordem pública", isto é para evitar a "reiteração criminosa", ou evitar que pratique novos crimes.
Ao contrário do que muita gente fala, nossas leis só impedem a prisão quando mal aplicadas, isto é, quando a decisão que manda prender não é fundamentada de acordo com a lei.
"Não se combate criminalidade com cadeia somente. O Diário publicou neste fim de semana declaração da coordenadora do pro egresso afirmando que 100 por cento dos envolvidos com drogas voltam a delinquir. Isso prova que só cadeia não resolve. É preciso politica social séria. E aí está a outra face do problema. Teimam em confundir politica social com assistencialismo.
O problema não está nem no Judiciário e nem no Legislativo. Está no Executivo, que trata a questão de maneira demagógica e eleitoreira".

Comentários

Wilson Rezende disse…
Aproveitando o comentário Balestrino: uma ótima explanação do jovem aposentado.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.