Pular para o conteúdo principal

Nas ondas do rádio


O pioneiro Geraldo Altoé, professor aposentado da UEM, lança " O Rádio em Maringá", um livro que conta a história local desse importante veículo de comunicação de massa. A noite de autógrafos será na próxima terça-feira no Teatro Calil Haddad. O professor Geraldo, com quem tive História do Brasil no curso de Estudos Sociais (UEM), é uma referência do magistério em Maringá e testemunha ocular da história dessa cidade. Sobre o rádio, ele fala de cadeira, pois viveui a época e conviveu com pioneiros da comunicação de massa como Chico Rocamora, Nhô Juca, Jairo Augusto, Joe Silva, Paiva Júnior (Miniatura) e tantos outros. O livro é parte de uma pesquisa desenvolvida para um curso de especialização. Nele, há explicação científica, histórica e sociológica dos meios de comunicação para a sociedade e resgate histórico das quatro primeiras emissoras de rádio de Maringá, com depoimentos de pioneiros, proprietários dos rádios, locutores e artistas.
Altoé diz que sempre admirou a imprensa e que, quando chegou em Maringá, em 1952, o único meio palpável e visível de entrar em contato com as notícias era o rádio.
Geraldo Altoé participou também da história de criação da UEM, onde permaneceu até 1996, ao completar 70 anos de idade. Ainda não vi a obra, mas pelo que conheço do professor Geraldo Altoé, é um trabalho de fôlego.
. A foto é do Heitor Marcon (Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Maringá)
--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.