Marina Silva abriu hoje uma nova série de entrevistas no Bom Dia Brasil, da Globo. Foi muito bem, deu um show de conhecimento em todas as áreas. Mas pisou na bola quando falou em visão estratégica e colocou Fernando Henrique Cardoso como um grande estrategista, a partir do momento em que criou o Plano Real. Isso depois de criticar FHC na questão do saneamento básico: "O que era pra ser investido em um ano, o governo FHC investiu em 8 anos". Então, que estrategista é este?
Com relação ao Plano Real, não é possível que Marina não saiba que o verdadeiro pai do plano foi Itamar Franco e que Fernando Henrique caiu de para-quedas. Foi pinçado dos Estados Unidos, onde estava como embaixador, para pilotar um plano de estabilização econômica que já estava pronto. E quando o Real se viu ameaçado, Fernando Henrique estava se desincompatibilizando para ser candidato a presidente e foi substituído por Rubens Ricúpero (o da parabólica), que segurou o touro a unha. Depois, veio Ciro Gomes, que colocou as coisas no lugar.
Fora isso, Marina foi brilhante, inclusive quando falou do Pre-Sal e de Belo Monte, mostrando que conhece. Outra coisa importante que ela colocou com propriedade: "O processo eleitoral é o espaço para o debate e não para o embate". Realmente, o que está acontecendo é embate, é o enfrentamento de dois grupos, a confrontação de dois períodos de governo - o de FHC e o de Lula. Debate é outra coisa.
Comentários