Pular para o conteúdo principal

Irresponsabilidade, ganância e ignorância, as verdadeiras causas das tragédias das enchentes em Minas e no Rio

O professor Gilberto Pessanha, engenheiro e geógrafo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) culpa o descaso dos governos federal e estaduais pelas tragédias do Rio e de Minas Gerais, cujas populaões são vítimas constantes de enchentes devastadoras.
A irresponsabilidade do estado e a falta de consciência de agricultores daquela região provocaram um criminoso assoriamento dos Rios Pomba e Muriaé. "Com grande quantidade de sedimentos teve reduzida a capacidade de vazão às águas. O resultado foi alagamentos e destruição devárias cidades, principalmente do Norte fluminense".
A devastação dos morros tem sido a principal causa das tragédias nas encostas. E ainda assim há um monte babacas, que ousam em desrespeitar o Código Florestal, que impõe limites para a derrubata da vegetação nativa.

"Quando chove a água incide diretamente no solo, provoca graves erosões e os sedimentos do solo vão para a calha dos rios.Assoriados, os rios enchem tapidamente e as enchentes são inevitáveius", aponta Carlos Augusto Figueiredo, professor do Instituto de Ciências Ambientais e de Biologia da UniRio.

Fonte: Tribuna da Imprensa (online)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Adeus, amigo Frank

  Morreu hoje de manhã o empresário e jornalista Frank Silva, dono do O Diário, que infelizmente foi à falência há pouco mais de um ano. Frank estava há 20 dias internado no Hospital Maringá, onde tratava de um câncer. Nos deixou aos 78 anos de idade. Meus sentimentos à família . Frank fazia parte da história da cidade, como cidadão e como empresário da comunicação. Que Deus o tenha em bom lugar.