Pular para o conteúdo principal

A guerra de guerrilha que o PCzão nem se lembra


É hoje a noite na Livraria Ghinhone o lançamendo de "Porecatu – A guerrilha que os comunistas esqueceram”, do jornalista Marcelo Oikawa. Ele narra com riqueza de detalhes o conflito sangrento da luta pela terra na região de Porecatu de 1940 a
1951. Os trabalhadores tiveram a orientação política e estratégica do Partido Comunista, tendo João Saldanha, o "João Sem Medo" como um dos líderes.
Fui convidado pelo amigo Laércio Souto Maior para este lançamento, mas infelizmente a barreira geográfica me impediu. Com certeza encontraria lá velhos amigos dos meus tempos de Folha de Londrina, como o próprio Marcelo, Nilson Monteiro, Luiz Geraldo Mazza e a dupla Pedro Paulo Filismino/João Arruda, que fez uma grande reportagem sobre o assunto para a FOLHA e depois editou um ótimo livro com o mesmo material.
A Guerra de Porecatu mostra a parte mais visível da luta pela terra na fronteira agrícola chamada Paraná, num tempo em que a lei que imperava era a do cano do revólver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.