Pular para o conteúdo principal

A guerra de guerrilha que o PCzão nem se lembra


É hoje a noite na Livraria Ghinhone o lançamendo de "Porecatu – A guerrilha que os comunistas esqueceram”, do jornalista Marcelo Oikawa. Ele narra com riqueza de detalhes o conflito sangrento da luta pela terra na região de Porecatu de 1940 a
1951. Os trabalhadores tiveram a orientação política e estratégica do Partido Comunista, tendo João Saldanha, o "João Sem Medo" como um dos líderes.
Fui convidado pelo amigo Laércio Souto Maior para este lançamento, mas infelizmente a barreira geográfica me impediu. Com certeza encontraria lá velhos amigos dos meus tempos de Folha de Londrina, como o próprio Marcelo, Nilson Monteiro, Luiz Geraldo Mazza e a dupla Pedro Paulo Filismino/João Arruda, que fez uma grande reportagem sobre o assunto para a FOLHA e depois editou um ótimo livro com o mesmo material.
A Guerra de Porecatu mostra a parte mais visível da luta pela terra na fronteira agrícola chamada Paraná, num tempo em que a lei que imperava era a do cano do revólver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.