Pular para o conteúdo principal

A idiotice toma conta do pedaço

Muito bom um artigo que acabo de ler no blog do Azenha (Vi o Mundo) sobre a idiotização que toma conta do planeta, Brasil no centro do debate. O autor chama-se Cristóvão Feil, do Diário Gauche, se não me engano, um blog do Rio Grande do Sul. Pincei dois trechinhos, que sintetizam bem o quadro atual:

"Há um visível recrudescimento na idiotização das pessoas. A mídia é a principal usina de produção em série de idiotas e tolos de todos os calibres. O nivelamento por baixo e o achatamento geral do imaginário médio é a principal contribuição dos modernos meios de comunicação de massas. Hoje, é muito fácil encontrar o que eu chamo de idiota triunfante, aqueles sujeitos que se orgulham da própria ignorância e pobreza de espírito. O tolinho jactancioso tira prazer onanista da sua condição, e se basta".

"O mais chocante - constatado pelos geniais romances de Flaubert - é que a tolice não se apaga diante da ciência, das altas tecnologias, da pósmodernidade (seja lá o que isso signifique). Milan Kundera ousa afirmar que "ao contrário, com o progresso, ela também progride!
Arrisco a dizer que os bobalhões e as baratas sobreviverão ao próprio planeta".

PS: Oxigenando este processo de idiotização coletiva está, sem dúvida, a mídia, principalmente os setores responsáveis pela divulgação do lixo musical. As programações musicias hoje no rádio e na TV, com raríssimas e honrosas excessões , são uma verdadeira agressão aos ouvidos e sobretudo, à inteligência.

Comentários

Messias, também subscrevo as palavras aí por você pinçadas. E é nos finais de semana que a gente vê sair com suas tocas ambulantes os idotas adormecidos; falo dos do lixo musical citado, da turma do bat'estaca, do túf-túf-túf'infernal, os dos excrementos eletrônicos perturbativos. Espero encontrá-los no futuro breve, gritando "héim? héim?", surdinhos da silva... à culpa de pur'ignorância e estupidez deles próprios. Culturamente nem falo nada deles; os tenho como formas de fazer queijo; só o envolta! No demais o nihil.
abs
Já houve vida inteligente no Planeta. Mas a prova do seu desaparecimento é justamente um jornalista do quilate de Pedro Bial se dispor a apresentar o BBB. Aqui em Curitiba, só ouço duas rádios, a Lume da Puc e a Transamérica Light. Os jornais perderam sim, qualidade. São poucos os jornalistas. Os pesquisadores, os investigadores. Sobram os prancheteiros. E as conversas estão cada vez mais inócuas, mais rasteiras. Coisa feia!

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.