Pular para o conteúdo principal

A idiotice toma conta do pedaço

Muito bom um artigo que acabo de ler no blog do Azenha (Vi o Mundo) sobre a idiotização que toma conta do planeta, Brasil no centro do debate. O autor chama-se Cristóvão Feil, do Diário Gauche, se não me engano, um blog do Rio Grande do Sul. Pincei dois trechinhos, que sintetizam bem o quadro atual:

"Há um visível recrudescimento na idiotização das pessoas. A mídia é a principal usina de produção em série de idiotas e tolos de todos os calibres. O nivelamento por baixo e o achatamento geral do imaginário médio é a principal contribuição dos modernos meios de comunicação de massas. Hoje, é muito fácil encontrar o que eu chamo de idiota triunfante, aqueles sujeitos que se orgulham da própria ignorância e pobreza de espírito. O tolinho jactancioso tira prazer onanista da sua condição, e se basta".

"O mais chocante - constatado pelos geniais romances de Flaubert - é que a tolice não se apaga diante da ciência, das altas tecnologias, da pósmodernidade (seja lá o que isso signifique). Milan Kundera ousa afirmar que "ao contrário, com o progresso, ela também progride!
Arrisco a dizer que os bobalhões e as baratas sobreviverão ao próprio planeta".

PS: Oxigenando este processo de idiotização coletiva está, sem dúvida, a mídia, principalmente os setores responsáveis pela divulgação do lixo musical. As programações musicias hoje no rádio e na TV, com raríssimas e honrosas excessões , são uma verdadeira agressão aos ouvidos e sobretudo, à inteligência.

Comentários

Messias, também subscrevo as palavras aí por você pinçadas. E é nos finais de semana que a gente vê sair com suas tocas ambulantes os idotas adormecidos; falo dos do lixo musical citado, da turma do bat'estaca, do túf-túf-túf'infernal, os dos excrementos eletrônicos perturbativos. Espero encontrá-los no futuro breve, gritando "héim? héim?", surdinhos da silva... à culpa de pur'ignorância e estupidez deles próprios. Culturamente nem falo nada deles; os tenho como formas de fazer queijo; só o envolta! No demais o nihil.
abs
Já houve vida inteligente no Planeta. Mas a prova do seu desaparecimento é justamente um jornalista do quilate de Pedro Bial se dispor a apresentar o BBB. Aqui em Curitiba, só ouço duas rádios, a Lume da Puc e a Transamérica Light. Os jornais perderam sim, qualidade. São poucos os jornalistas. Os pesquisadores, os investigadores. Sobram os prancheteiros. E as conversas estão cada vez mais inócuas, mais rasteiras. Coisa feia!

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?