Pular para o conteúdo principal

Dr. Adriano



A morte do Dr. Adriano, ocorrida hoje, deixa um vazio cultural e político muito grande em Maringá.
Adriano Valente disputou a prefeitura de Maringá duas vezes, perdeu a primeira para Luiz de Carvalho e ganhou a segunda, de João Paulino. Se elegeu pelo MDB, depois passou para a Arena , mas nem por isso deixou de ser um grande prefeito. Era um homem de visâo. Foi na gestâo dele que Maringá ganhou a UEM, o Parque do Ingá e o Parque de Exposições. Foi ele que tirou os paralalepípedos do centro, substituindo-os por asfalto. As pedras, que alguns queriam que fossem jogadas fora Dr. Adriano usou para calçar as ruas do Parque do Ingá, onde foi pessoalmente medir a vasâo das nascentes , utilizando-se de latas de queirosene para calcular o tempo que levaria para encher o lago. Já contei aqui no blog a história da criação da Universidade Estadual de Maringá, que ele pressionou o governador Paulo Pimentel a criar. Pimentel resistiu o quanto pôde, até que numa manhã qualquer, de saída para o Palácio Iguaçu, se deparou com o prefeito de Maringá em seu portão. Alí mesmo, no capô do carro da Prefeitura, o governador assinou o decreto de criação da UEM.
Adriano José Valente era advogado dos bons, homem culto e de muitas leituras. Leu toda a obra do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa , que admirava, principalmente pelo livro O Leopardo. Conversar com Dr. Adriano, mesmo nos últimos tempos, quando ele já não andava bem de saúde, era uma aula de Brasil,de mundo, um aprendizado. Tive o privilégio de privar da sua amizade, e mais ainda, de tê-lo como leitor dos artigos que escrivi ao longo de vários anos no O Diário.
Dr. Adriano merece todas as homenagens, como um homem público de moral ilibada que foi e sobretudo, como um dos melhores gestores que Maringá teve. Não era de esquerda, nâo era de direita, era simplesmente um homem público politicamente correto. Vai fazer muita falta.

Comentários

Messias, eu não acrescento mais nada. Você disse tudo. Doutor Adriano já está fazendo muita falta... Ficamos mais pobres nesta Má-ringá, como diz Marta.

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?