Pular para o conteúdo principal

Dr. Adriano



A morte do Dr. Adriano, ocorrida hoje, deixa um vazio cultural e político muito grande em Maringá.
Adriano Valente disputou a prefeitura de Maringá duas vezes, perdeu a primeira para Luiz de Carvalho e ganhou a segunda, de João Paulino. Se elegeu pelo MDB, depois passou para a Arena , mas nem por isso deixou de ser um grande prefeito. Era um homem de visâo. Foi na gestâo dele que Maringá ganhou a UEM, o Parque do Ingá e o Parque de Exposições. Foi ele que tirou os paralalepípedos do centro, substituindo-os por asfalto. As pedras, que alguns queriam que fossem jogadas fora Dr. Adriano usou para calçar as ruas do Parque do Ingá, onde foi pessoalmente medir a vasâo das nascentes , utilizando-se de latas de queirosene para calcular o tempo que levaria para encher o lago. Já contei aqui no blog a história da criação da Universidade Estadual de Maringá, que ele pressionou o governador Paulo Pimentel a criar. Pimentel resistiu o quanto pôde, até que numa manhã qualquer, de saída para o Palácio Iguaçu, se deparou com o prefeito de Maringá em seu portão. Alí mesmo, no capô do carro da Prefeitura, o governador assinou o decreto de criação da UEM.
Adriano José Valente era advogado dos bons, homem culto e de muitas leituras. Leu toda a obra do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa , que admirava, principalmente pelo livro O Leopardo. Conversar com Dr. Adriano, mesmo nos últimos tempos, quando ele já não andava bem de saúde, era uma aula de Brasil,de mundo, um aprendizado. Tive o privilégio de privar da sua amizade, e mais ainda, de tê-lo como leitor dos artigos que escrivi ao longo de vários anos no O Diário.
Dr. Adriano merece todas as homenagens, como um homem público de moral ilibada que foi e sobretudo, como um dos melhores gestores que Maringá teve. Não era de esquerda, nâo era de direita, era simplesmente um homem público politicamente correto. Vai fazer muita falta.

Comentários

Messias, eu não acrescento mais nada. Você disse tudo. Doutor Adriano já está fazendo muita falta... Ficamos mais pobres nesta Má-ringá, como diz Marta.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.