Pular para o conteúdo principal

Raul faria 65 anos



. por José Chuves Filho (blog do Zé Beto)

Quem achava que Raul Seixas nasceu há dez mil anos atrás se enganou. Ele nasceu há 65 anos atrás, no dia 28.06.45, e teria completado 65 anos ontem. Raul é um dos artistas mais extraordinários que este País já teve. Soube fazer rock, baião, frevo, samba, marcha de carnaval, bolero, música brega – sempre com a mesma irreverência e com letras brilhantes. Fez o primeiro clipe colorido da história do Brasil, com Gitã, para o programa Fantástico. Também é dele a música-tema do especial “Plunct Plact Zoom”, da Globo. Nunca, porém, se deixou levar por modismos, nunca se corrompeu e nunca fez questão de adular ninguém, razão pela qual era odiado pelos executivos das grandes gravadoras. Certa feita a polícia de Curitiba prendeu um rapaz que se apresentava como se fosse o Raul - e que de fato era muito parecido com ele. O rapaz levou uns cascudos, abriram processo, aquele rolo. Os executivos da gravadora vieram triunfantes dar a notícia ao Raul pela prisão do “pirata”. O Raul simplesmente tirou uma fotocópia autenticada do seu RG e mandou para o rapaz com um bilhete: “… Meu chapa, na próxima vez que a polícia te prender, apresenta este documento e diga que você sou eu mesmo. Pode dar seus shows e ganhar sua grana à vontade.” Outro engano é achar que ele só foi bom nos anos 70. Nos 80 ele ganhou mais 2 discos de ouro e seu último disco, “A Panela do Diabo”, em parceria com Marcelo Nova, produzido quando ele já estava quase consumido pela doença hepática, ainda traz pelo menos duas obras primas: “Carpinteiro do Universo” e “Pastor João e a Igreja Invisível”. Aliás, o título do disco, “A Panela do Diabo”, e a faixa “Pastor João e a Igreja Invisível”, geraram a fúria da ala fanática dos evangélicos, que chegaram a promover protestos contra o disco. Assim foi Raul Seixas. Incomodando com sua arte do início ao fim. O início, o fim e o meio. Raul foi embora no dia 21 de agosto de 1989.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.