Pular para o conteúdo principal

Racha inexistente

O Milton Ravagnani faz uma análise interessante do quadro político de Maringá, mas equivoca-se em pontos-chaves da sua leitura de cenário. Talvez esteja certo com relação às candidaturas Ana/Claudemir, mas redondamente enganado com relação a João Ivo/Ênio. O fato de João Ivo ter saído do PT e ido para o PMDB (por razões que não me cabem analisar aquí)não significa que ambos correm na mesma faixa do eleitorado. Começa que esta demarcação não existe na prática, no máximo pode subsistir no espectro meramente ideológico, mas mesmo o voto ideológico é pulverizado, inclusive entre candidatos de diferentes colorações. Numa eleição majoritária, como a de prefeito de Maringá, por exemplo, o que conta é a capacidade do candidato mostrar que tem melhores propostas, que tem melhor poder de convencimento e conta ainda, a organização de campanha e a força da militância (não a de cabos eleitorais contratados). Neste aspecto, o PT tem uma militância aguerrida mas o PMDB já mostrou ao longo da história de suas disputas em Maringá que também conta com um poderoso exército de formiguinhas , que vai para a rua e faz a diferença. Este racha a que Milton se refere e que é de interesse do clã dos Barros ressaltar sempre, não existe, pois os cinco candidatos considerados de chegada, correm cada um em sua raia e cada um podendo agregar votos dos adversários. João Ivo não prejudica Ênio e Ênio não prejudica João Ivo. Cada um fará a sua campanha e engana-se quem pensa que haverá autofagia nesta hora. O jogo é jogado, com todos (por bem ou por força da legislação) respeitando as regras. Esse suposto racha não interessa nem a João Ivo e nem a Ênio Verri. É possível até que a chamada de capa do O Diário de hoje estimule alguma comemoração antecipada alí pras bandas da Av. Prudente de Moraes, mas com toda certeza, não suscita nenhuma apreensão em qualquer um dos outros tres endereços. Digo os outros três, porque o que abriga a candidatura Batista não entra nesta conta, até prova em contrário. Portanto, meu caro Milton, com todo o respeito que tenho ao seu status de analista político, vou além da simples discordância: o que você coloca e o jornal faz questão de ressaltar em primeira página, é tudo o que o bruxo Ricardo sonhava ontem, saborear no café da manhã de hoje.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo plenamente com vc Messias.
Anônimo disse…
Messias, sua avaliação está perfeita, se os Barros sonhava com isso vão se dar mau um dos dois irá para o 2º turno não sei com quem e ai o bicho pega é outra eleição.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.