O escritor Laércio Souto Maior prepara a segunda edição de PRESTES NA POESIA, um livro que teve grande repercussão nacional, com muito espaço nos cadernos culturais dos grandes jornais brasileiros. Sobre a obra, escreveu Moacir Assunção, do jornal O Estado de São Paulo:"Souto Maior, pernambucano de nascimento, mas radicado no Paraná, levanta pérolas como poemas do poeta turco Nazim Hikmert, do chileno Pablo Neruda, do cubano Nicolás Guilhen, dos brasileiros Monteiro Lobato e Mário de Andrade e até do também líder político de esquerda Carlos Marighela, que homenageiam o comunista". Mas Laércio reuniu também poesias , cartas e manifestações públicas de apôio a Prestes, de ninguém menos que Thomas Mann, Groucho Marx, Max Weber e Charlie Chaplin.
PRESTES NA POESIA mereceu referências elogiosas também do grande poeta Izail Guimarães Ferreira,presidente do Conselho Consultivo e Fiscal da UBE,
União Brasileira de Escritores (biênio 2004/2006).
O livro do amigo Laércio mostra toda a sua dimensão de pesquisador determinado e como reconheceu Izacyl, " é um documento riquíssimo, pelo que conta, documenta e resgata, de fotos a mapas, de cronologia da coluna a depoimentos de uns quantos contempoorâneos de nomeada e cartas".
De tão bom, eu ia reler PRESTES NA POESIA, mas vou esperar a segunda edição que deve aterrisar nas principais livrarias do país no início de 2009.
Só lembrando que Laércio é maringaense da cepa (aqui chegou no início dos anos 60).
A foto é do lançamento que Laércio Fez no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina em novembro de 2007. Sentado ao lado dele, o professor Fernando Ponte de Souza, ex-reitor da UEM.
Comentários