Pular para o conteúdo principal

Proposta indecorosa

Isso é o mínimo que se pode dizer da proposta apresentada na reunião de ontem à noite no Fórum, para que a Justiça Eleitoral fizesse chegar aos candidatos. A proposta é subscrita por várias entidades de classe - ACIM e OAB à frente e pretende que o centro da cidade passe ao largo do processo eleitoral. O que esse pessoal quer é que não haja panfletagem no coração da cidade, a pretexto de combater a poluição visual. Pretende ainda, que os candidatos se abstenham de críticas aos adversários. Falam em evitar ataques pessoais, mas fica bem claro que a expressão ataques pessoais tem o objetivo de preservar os principais telhados de vidro dessa campanha. Enfim, a proposta é uma agressão ao bom senso e uma afronta à democracia, na medida em que sugere uma "paz de cemitério" que qualquer cidadão com um mínimo de inteligência sabe a quem interessa.
Ora, a eleição é uma festa democrática, onde os candidatos buscam pela panfletagem e pela abordagem do eleitor, conquistar o voto. A lei eleitoral é bastante restritiva , mas de certa forma ela é ótima na medida em que inibe o abuso do poder econômico e as tentativas (sempre recorrentes) de compra da consciência do eleitor. Mas daí até colocar uma camisa de força no processo, como querem Acim, Sivamar, Sindivest, OAB e quejandos, é o fim da picada.
Ora, a cidade viveu com uma carga de poluição visual afrontosa até dia desses (nem reparei ainda se as propagandas ditas institucionais já foram retiradas)e não vi , em nenhum momento, qualquer manifestação da elite econômica local. Mas como agora o jogo se iguala, não há mais nenhum atleta jogando sozinho , então surgem aberrações como a que se viu ontem no Fórum.Com permissão do amigo Balestra, rogo ao monge egípcio que nos inspira nessa hora: valei-me São Sarapião!

Comentários

Anônimo disse…
...além do que é uma proposta indescente, absurda, antidemocrátrica, discriminatória e preconceituosa. Tentar evitar a presença de candidatos no centro da cidade é como se a dividisse. Nos bairros pode. Isto é discriminação. Preconceito com os candidatos a vereadores porque certamente, na visão troglodita de quem foi o mentor da idéia, poderia atrapalhar os interesses economicos de ums pequenos interessados. ESte povo está acostumado a transferiri, com a conivência do poder público, datas de feriado somente para atender aos seus interesses. A cidade vive infestada de panfletos comerciais e isto não incomoda esta "pleiade".
Pensam que a cidade se resume apenas no centro, e que são os proprietários de nossa Maringá. A Acim se transformou numa verdadeira panela de interesses particulares. A conivência da OAB é o que surpreende, não só a mim, mas a todos os maringaenses de bom senso. O que deve imperar é o processo democrático e não as barbaridades da ditadura. Muito cruel esta iniciativa.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.