Pular para o conteúdo principal

Um ano de Satiagraha e a isolada comemoração do delegado Protógenes



O que no início parecia mais uma operação da Polícia Federal para caçar corruptos, transformou-se no estouro de um monumental escândalo, de proporções ainda encobertas. E o que se seguiu depois das primeiras consequências do trabalho comandado pelo delegado Protógenes Queiroz foi uma sequência de fatos estarrecedores e ao mesmo tempo, reveladores da hipocrisia nacional e do grau de comprometimento de certos setores da mídia com o banqueiro condenado Daniel Dantas.
Ao comemorar na última quarta-feira um ano do início da operação que comandou de forma brilhante, o delegado Protógenes(foto) comentou em seu blog:

"Os fatos revelados são assustadores, desde 1.400 concessões de exploração do subsolo brasileiro em favor do banqueiro bandido condenado Daniel Dantas, passando por mensalão, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de quadrilha e organização criminosa. Tudo com a colaboração de individuos infiltrados em órgãos estatais de forma direta, indireta ou inércia dos nossos governantes.
O resultado até agora conquistado pelo trabalho desenvolvido por aqueles que acreditam em um Brasil melhor para nós e futuras gerações ( Delegado Protógenes e equipe, o Juiz Fausto e o Procurador Rodrigo De Grandis ), cujo compromisso é com o Estado brasileiro e portanto proclamamos o saldo até agora realizado, além de reafimar que hoje o espaço para o corruptor e o corrupto está cada vez menor nas administrações públicas, mas sobretudo o resgate a ética, a moral, respeito aos símbolos nacionais, a Constituição da República. Ao final encontramos um ponto de equilíbrio entre os interesses público e o privado diante do produto apresentado na primeira e segunda fase de investigação.
A primeira fase do trabalho investigativo denota o resgate desse equilíbrio ao condenar o banqueiro bandido Daniel Dantas e seus asseclas uma pena de mais de 10 anos de cadeia, multa de 12 milhões de reais e bloqueio de aproximadamente 3 bilhões de dólares em paraísos fiscais".

PS: Quem acompanhou atentamente o noticiário sobre a Satiagraha nesses últimos 12 meses, viu como a grande mídia parecia comprometida com o esquema investigado. O delegado que levantou as provas e o juiz que condenou Dantas, apanharam um bocado. Protógenes, por exemplo, por várias vezes passou de investigador a investigado, por conta de suposto vazamento de informações. Espera-se que a Satiagraha prossiga e que no frigir dos ovos, o país possa remover o biombo que ainda protege a maioria dos grandes corruptos e corruptores do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.