

Os engenheiros precisam encontrar uma saída menos arriscada para os ciclistas que transitam por ciclovias urbanas. Pensei no assunto hoje de manhã quando tentei cruzar a Av. Pedro Taques. É intenso o tráfego de bicicledas naquela ciclovia, mas há dificuldades extremas nos cruzamentos. Por mais prudente que seja o motorista, quando o veículo atravessa uma das vias é obrogado a parar nos contornos do canteiro central, enquanto espera o momento certo de cruzar a outra pista. Ao fazer isso,ocupa o espaço da bicicleta , deixando o ciclista em apuros. O pior é que não tem como ser diferente, porque ao cruzar cada esquina, o clclista deixa o traçado da ciclovia e entra no asfalto, atrapalhando o carro que cruza, ao mesmo tempo em que é atrapalhado por este. No caso da ciclovia da Mandacaru há o perigo adicional das tampas das bocas de lôbo. Se o ciclista estiver correndo e bater com a roda dianteira num daqueles obstáculos, é tombo na certa.
Observem que neste aspecto, a ciclovia da polêmica é bem mais perigosa do que a construída pelo prefeito Jairo Gianoto na Pedro Taques.
Comentários
Sobre as tampas das bocas de lobo elas ainda estão acima da pista porque a obra está em andamento. Elas serão niveladas.
As obras da Avenida Mandacaru são importantes para aquela região da cidade e foram bem planejadas. Felizmente houve a dúvida quanto ao seu preço, pois agora tudo será esclarecido e, se houver erro ou falha, a administração poderá corrigir.