Pular para o conteúdo principal

Meninos, eu vi!

O ano era 1992. Trabalhando no jornalismo da TV Tibagi, ouvi uma música de campanha parecida com a do candidato a prefeito de Maringá,Joel Coimbra. Abri a porta da sala master para tirar dúvidas sobre o dono do gigle. Era Vitor Hugo, candidato a prefeito de Guarapuava. Perguntei ao "Cebola" , porque estava sendo editado aqui o programa de um candidato a prefeito de Guarapuava? Não tinha nenhuma lógica, até porque lá deveria existir produtoras de vídeo. Na pior das hióteses , em Cascavel ou Pato Branco. Aí, com aquele ar de mestre da ironia, o diretor de tv esclareceu:"Você nem imagina porque o programa do candidato de Guarapuava é editado em Maringá? Então olha isso". O marketing de Vitor Hugo era feito pela agência Módulo Propaganda, do meu amigo Elói Michels e da minha ex-colega de classe no curso de Estudos Social da UEM, Neiva Michels.
A Módulo era a agência contratada da Prefeitura de Maringá e que depois de Ricardo Barros deixar o cargo de prefeito (tendo fugido pela janela), continuou dando assistência a ele. Mais do que isso: a agência de publicidade foi a responsável, durante muito tempo, pela organização da Expoingá.
O programa do candidato, que acabou sendo eleito prefeito de Guarapuava, seguia um cronograma meio maluco. Um carro saia após os comícios e rasgava a noite para trazer as fitas de vídeo até aquí. Ao mesmo tempo, outro veículo Gol da Módulo Propaganda saia de Maringá com o programa pronto para ser exibido na TV de lá. A explicação para esse vai-e-vem estava naquele papel que "Cebola" tinha me mostrado. Era nada mais, nada menos do que uma autorização da Prefeitura de Maringá para a execução do serviço.

Outro fato interessante que me ocorre agora: terminada a eleição de 1992, o editor-chefe Wagner Moretti decidiu entrevistar os prefeitos eleitos na região. Eu fazia a pauta junto com a apresentadora Stela Paris e recepcionava os entrevistados. Um dia esteve lá o recém eleito prefeito de Borrazóipolis. Não me lembro o nome dele, mas sei que o sobrenome era algo parecido com Spachariol. Conversando com ele para ver o que deveriamos enfocar na entrevista,o prefeito me mostrou um jornal de campanha, com a foto de Ricardo Barros na contra-capa. Perguntei o que o Ricardo tinha a ver com a eleição em Borrazópolis para a foto dele sair no jornal de campanha. O prefeito explicou:"Na verdade,o Ricardo queria que eu colocasse a foto dele na primeira página. Mas aí não concordei, porque afinal de contas, o candidato era eu". Mais confuso ainda, insisti:"Mas por que esta imposição?". Spachariol (?) respondeu:"Ora,foi ele quem pagou o jornal!".

Comentários

Anônimo disse…
O prefeito de Borrazópolis a quem você se refere é o Marcos Cezar Scacabarossi. Detalhe: foi justamente nesta cidade e nesta mesma época que Pinga Fogo adquiriu sua primeira emissora de rádio, da qual Scacabarossi foi (ou ainda é) sócio.
Anônimo disse…
O PINGA FOGO ADQUIRIU RADIO EM BORRAZÓPOLIS NO FINAL DA DÉCADA DE 80 E O PREFEITO ERA O CIVIDINI....

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.